Novo alerta em MG

Em Itatiaiaçu (MG), famílias são deslocadas por risco em barragem

Segundo Corpo de Bombeiros, 50 famílias estão hospedadas em Itaúna até tudo se normalizar

Da Redação, com informações do Corpo de Bombeiros e do Samu
Com colaboração de Carolina Souza

Moradores da comunidade dos Pinheiros, em Itatiaiaçu, foram evacuados de suas residências na manhã desta sexta-feira, 8, em virtude de um alerta de risco na barragem de rejeitos de Serra Azul, da produtora de aço ArcelorMittal.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 50 famílias, 200 pessoas, estão hospedadas em um hotel em Itaúna, custeado pela empresa. O risco da barragem é de nível 2 e a situação está controlada. A barragem tem 90 metros, 35 graus e 5,2 milhões de metros cúbicos.

“Quanto à análise da situação, quem vai nos dar o retorno é a equipe técnica do monitoramento de barragem da própria empresa e também da defesa Civil, que vai monitorar esse nível de risco da barragem e, assim que tudo normalizar, com certeza a gente vai autorizar o retorno dessas famílias a seus domicílios”, declarou o Major Joselito Oliveira, do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Divinópolis, e que está à frente da situação em Itatiaiaçu.

Em nota, a ArcelorMittal disse que decidiu evacuar a área como medida de precaução. A ação decorre de uma inspeção e auditoria da barragem realizadas após os recentes incidentes no setor de mineração no Brasil.

“Pedimos desculpas à comunidade local pelo transtorno; porém sabemos que esta é a decisão correta e sem dúvida a única decisão que poderíamos tomar”, declarou o presidente da empresa no Brasil, Benjamin Baptista.

A empresa informou ainda que a mina de Serra Azul produz 1,2 milhões de toneladas de concentrado e minério granulado. A barragem de rejeitos, que é do tipo à montante, tem estado desativada desde outubro de 2012. É a única do tipo “à montante” dentre as barragens da empresa.

Esse é o segundo alerta só nesta sexta-feira, 8, com relação a risco em barragem em Minas Gerais. Mais cedo, pela madrugada, moradores de bairros de Barão dos Cocais também tiveram que sair de suas residências por risco na barragem Sul Superior, da mina Gongo Soco, gerida pela empresa Vale. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo