Barão dos Cocais

Moradores deixam casas em cidade de MG por risco em barragem

Sirene de alerta tocou nesta madrugada avisando moradores de Barão de Cocais para que deixassem suas residências

Da Redação, com Agências

O risco em uma barragem em Minas Gerais, desta vez em Barão dos Cocais, levou ao evacuamento de cerca de 500 pessoas na madrugada desta sexta-feira, 8. Elas foram levadas ao ginásio poliesportivo da cidade.

A barragem em questão é a Sul Superior, da mina Gongo Soco, na cidade que está localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte. Uma sirene tocou dando o alerta aos moradores; foram evacuadas diversas famílias que moram nas comunidades de Socorro, Piteiras e Tabuleiro. Esse procedimento de emergência foi acionado pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em sua página no facebook, a prefeitura de Barão dos Cocais informou que foi acionado o nível 2 de risco na barragem em questão; a informação apontava para um desnível na estrutura. “Por esse motivo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio. O evacuamento está sendo realizado por precaução”.

A barragem de contenção de rejeitos Sul Superior é gerida pela empresa Vale e tem acesso pela BR 381, sentido Vitória (ES). Ela integra o complexo Mariana-Brucutu, possui 83 metros de altura e o volume de seu reservatório é de 9.405.392 m3

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, as ações de controle e prevenção já foram realizadas pela Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e a comunidade já está em local de segurança. Em Barão dos Cocais, foram evacuados os bairros de Três Moinhos, São João Batista, Vila Brandão, Vila São Geraldo, Centro, Vila Regina, Sagrada Família. Em Santa Bárbara, Barra Feliz. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo