Visita

Em Brasília, Juan Guaidó se encontra com Bolsonaro

O autoproclamado presidente da Venezuela veio ao Brasil; no entanto, esta não é considerada uma visita de Estado

Da redação, com agências

Guaidó se reúne com diplomatas da UE e com o presidente Jair Bolsonaro durante visita ao Brasil / Foto: Reprodução Reuters

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recebeu na tarde desta quinta-feira, 28, o autoproclamado presidente de Venezuela, Juan Guaidó, no Palácio do Planalto. O encontro, porém, não é considerado uma visita de Estado. Guaidó estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

“Não pouparemos esforços, dentro da legalidade, para que a democracia seja reestabelecida na Venezuela”, disse Bolsonaro durante o encontro.

Guaidó se encontrou com membros e diplomatas da União Europeia no Brasil antes da reunião com o presidente Bolsonaro. O objetivo deste encontro é pressionar o presidente Nicolás Maduro a renunciar e convocar novas eleições presidenciais.

“Apreciamos o forte apoio internacional dado à nossa rota e apoio à ajuda humanitária. É hora de avançar para conseguir a cessação da usurpação que porá fim à crise na Venezuela, recuperará nosso país e estabilizará a região”, disse Guaidó.

No mês passado, Guaidó convocou provisões constitucionais para assumir a presidência como líder interino, argumentando que a reeleição de Maduro no ano passado foi feita de maneira fraudulenta. Desde então, grande parte das nações do Ocidente o proclamaram como presidente legítimo de um dos países que mais produz petróleo no mundo.

Após uma visita à Colômbia para o lançamento de um plano liderado pelos Estados Unidos para obter ajuda humanitária na Venezuela, o Brasil é a primeira parada de Guaidó, que segue em visita a várias nações a fim de exercer pressão diplomática contra Maduro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo