Em Belo Horizonte, Igreja quer incentivar jovens a participarem de projetos sociais promovidos pelos Vicentinos
Da redação, com Sociedade São Vicente de Paulo/BH
Na tentativa de despertar nos jovens um olhar mais atento para com os necessitados, a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) – um dos braços sociais da Igreja Católica – apresentou à Arquidiocese de Belo Horizonte nesta quarta-feira, 11, o Projeto Crisma.
Em reunião, representantes da diretoria do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte dos Vicentinos (CMBH) e do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral, a coordenação do Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ) e a diretoria da rede de escolas católicas da capital mineira, detalharam o projeto.
Segundo a Sociedade, a iniciativa visa incentivar os jovens a participarem dos trabalhos sociais na Igreja promovidos pelos Vicentinos. O acompanhamento dos jovens será feito durante a preparação para o Sacramento do Crisma e após recebê-lo.
“É extremamente importante esse olhar especial para com os jovens. A preocupação é sensata e temos muitos desafios, mas temos um motivo maior para superá-los que é a nossa fé”, destacou padre Áureo Nogueira, representante do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral.
O confrade e presidente do CMBH, Ronan Oliveira, acredita que não será fácil, mas se diz otimista. “Temos uma dificuldade para conquistar os jovens, mas o Projeto Crisma é importante para trabalhar ao lado da Igreja. Eles precisam conhecer o trabalho social que a SSVP organiza. A Sociedade começou dentro de uma faculdade e porque não incentivar isso em nossas faculdades e escolas?”, disse.
O Projeto Crisma foi idealizado pela SSVP em São Carlos, interior de São Paulo. A readaptação para a Arquidiocese de Belo Horizonte ficou por conta da Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano dos Vicentinos.