ELEIÇÕES 2024

Prazo para votação no 2º turno chega ao fim e apuração tem início

Prazo para votar se encerrou às 17h do horário de Brasília; votos seguem sendo contabilizados e apurações pelo país são iniciadas

Da Redação, com Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Às 17h do horário de Brasília (DF) deste domingo, 27, foi encerrado o período para votação no segundo turno das Eleições 2024. Eleitores de 51 municípios brasileiros, incluindo 15 capitais, foram às urnas para definir seus futuros prefeitos para o período entre 2025 e 2028.

Veja mais
.: TEMPO REAL: Acompanhe a apuração do 2º turno das Eleições 2024

Os cidadãos que compareceram ao local de votação, mas ainda não registraram sua escolha, poderão aguardar para ter seu voto computado. Aqueles que não compareceram às urnas deverão justificar a ausência.

Segundo a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, as eleições transcorreram normalmente. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) registrou, em boletim divulgado por volta das 15h, que 58 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas, o que corresponde a 0,13% do total de 44.928 urnas utilizadas para as eleições deste domingo.

O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) informou no Relatório Operacional Eleições Municipais 2024 – 2º turno que três candidatos a prefeito foram conduzidos a delegacias para esclarecimentos. O relatório também contabiliza que 17 eleitores foram presos e 15 conduzidos a delegacias, além de um adolescente. Foram registradas ainda 70 apreensões de material de campanha eleitoral e a apreensão de uma arma.

As forças de segurança informam a ocorrência de 46 crimes eleitorais, dos quais 17 são boca de urna e 11 são propaganda eleitoral irregular. Há registro de cinco casos de compra de votos e outros cinco de tentativa de violação de sigilo de voto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo