Ao todo, foram presos 80 candidatos e 1.129 não candidatos. As ocorrências de candidatos sem prisão somam 392
Da redação, com TSE
De acordo com os últimos dados divulgados pelo Superior Tribunal Eleitoral, 80 candidatos e 1.129 não candidatos foram presos durante as votações neste domingo, 5. As ocorrências de candidatos sem prisão somam 392. Já as praticadas por não candidatos e que não resultaram em prisão correspondem a 1.490.
Os dados divulgados revelam ainda que, até as 16h51 de hoje, foram registradas 3.091 ocorrências envolvendo candidatos e não candidatos em todo o país e que tenham ou não resultado em prisão.
As ocorrências referem-se ao uso de alto-falantes, boca de urna, divulgação de propaganda, transporte ilegal de eleitores, fornecimento ilegal de alimento e corrupção eleitoral, entre outros. Todas essas práticas são vedadas durante o pleito.
A principal ocorrência, segundo este último boletim parcial, foi a prática de boca de urna, com 1.319 registros. Por esse crime foram presos 41 candidatos e 749 não candidatos.
A prática de divulgação de propaganda foi a segunda maior ocorrência deste domingo, com 965 registros. Foram presos por esse motivo nove candidatos e 108 não candidatos.
O estado com o maior número de ocorrências até agora é o Rio de Janeiro, com 679, seguido de Minas Gerais, com 433, e da Bahia, com 301. Roraima, Rondônia e Amazonas registraram, respectivamente, quatro, nove e dez ocorrências.