Motivação e planejamento

É importante ter sonhos e estabelecer como alcançá-los, afirma psicóloga

Segundo psicóloga, após uma revisão do ano que passou, é preciso seguir com disciplina caminhos que levam à conquista dos sonhos

Julia Beck
Da redação

Sonhos e  os caminhos para alcançá-los ajudam o ser humano a iniciar o ano com objetivos traçados /Foto: Paula Dizaró/ Canção Nova

Conquistar um novo emprego, fazer uma grande viagem, guardar dinheiro e estudar uma outra língua são algumas metas comumente traçadas para o início de cada ano, mas que muitas vezes não se realizam no prazo de 365 dias. “Mais importante que traçar metas é encontrar maneiras de atingi-las (…). É importante ter sonhos e estabelecer maneiras de atingi-los”, aconselha a psicóloga Márcia Rubez.

A psicologia, segundo Márcia, acredita que as metas precisam ser palpáveis. “Muitas vezes nós criamos no nosso campo imaginário coisas que nós não conseguimos atingir, então é preciso alinhar realidade com esse campo imaginário (…). O sonho é o combustível da vida, mas dentro deste sonho deve estar a perspectiva da realidade”, afirmou. Para a psicóloga, o ser humano às vezes não consegue cumprir as metas porque estabelece objetivos muito grandes e difíceis de serem cumpridos. 

A engenheira de produção Rose da Silva Rocha encerrou 2017 sem conseguir cumprir por completo nenhuma meta traçada. Para a jovem de 27 anos, o sentimento foi de frustração. “As metas pessoais, que são as metas que nós impomos, seja no final ou no começo do ano, somos nós que definimos, então quando nós definimos, nós realmente achamos que vai dar certo. Então chegar no final e ver que eu não dei conta de tal coisa ou que não alcancei tal meta é um pouco frustrante”, contou.

Mesmo não conseguindo concretizar os planos traçados para 2017, Rose afirmou ter conquistado, no ano que passou, uma de suas metas de vida que era casar-se. “A meta era casar com uma pessoa boa, depois de estar formada em um curso universitário e estar empregada, e que este momento fosse cercado de bons amigos. Minha meta de vida foi alcançada, e muito bem alcançada”, contou.

Casada com Thiago Ferreira Pinto desde outubro de 2017, a engenheira afirmou já ter traçado metas para 2018, mas diferente de 2017, as metas este ano foram traçadas a dois. Junto, o casal dividiu os planos em metas para a saúde, para a carreira e para as finanças, ato apontado pela psicóloga Márcia como eficaz na hora de conquistar os objetivos traçados.

Rose e o marido Thiago, casados em outubro de 2017 /Foto: Arquivo Pessoal – Thaís Zanelli

Com todas as suas metas alcançadas, o universitário de 21 anos, Matheus Henrique Padula, afirmou ter encerrado o ano passado muito feliz e confiante. “Foi muito aprendizado. Eu vejo que o ano de 2017 foi marcado por muito crescimento e as metas me ajudaram a ter um foco”. Deixar o antigo emprego – que não era compatível com a área de estudo do jovem na universidade—, conquistar a carteira nacional de habilitação (CNH) e encontrar um novo amor foram projetos que deixaram de ser desejos para se tornarem realidade.

“Sempre pensei: se eu quero isso eu vou ter que conseguir de um jeito ou de outro, eu quero conseguir. Foi bom porque me esforcei, mas, ao mesmo tempo, percebi que tudo conspirou para que desse certo”, revelou Padula. Segundo a psicóloga, quando as metas estabelecidas são cumpridas, o sentimento de motivação impulsiona a pessoa a continuar traçando metas, sentimento já despertado no universitário, que prontamente afirmou  sua principal meta para 2018: “Conseguir um emprego na área que estudo [Publicidade e Propaganda]”.

Matheus Padula feliz com sua carteira nacional de habilitação, meta conquistada em 2017 /Foto: Arquivo pessoal

Apesar de não ter conseguido cumprir suas metas, Rose afirmou já ter conseguido conquistar outras nos anos anteriores e reconhece o valor do êxito como motivação para persistir nos seus propósitos. “Tiveram outras [metas] que foram alcançadas, e é o que serve de motivação para ir atrás das outras. Quando você vê os resultados aparecendo, você fica mais focado”, relembrou.

Leia mais
.: Consultora dá dicas para ajudar a alcançar as metas para 2018

Diante da dificuldade de estabelecer objetivos e cumpri-los, a psicóloga dá algumas dicas: “Aconselho as pessoas a realizarem uma revisão de vida, repensarem no ano que passou e no que pode ser mudado e transformado no ano de 2018 e que elas possam colocar isso no papel. Muitas vezes quando você traça metas, coloca caminhos, escreve, você vai tendo mais disciplina”.

Após conquistar suas metas, o jovem universitário afirmou que com calma e foco é possível obter com sucesso os objetivos traçadas. “Não se cobre tanto. Faça metas que estão próximas do seu alcance e faça uma divisão de metas a curto e a longo prazo para justamente não ter decepções quando não der certo. Faça tudo o que você pode e que está ao seu alcance”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo