Nomeação

Dom Raymundo Damasceno é nomeado para o Sínodo da África

O Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), Dom Raymundo Damasceno Assis, foi nomeado pelo Papa Bento XVI para participar da 2ª Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, que acontecerá de 04 a 25 de outubro, em Roma. Devido à nomeação, Dom Damasceno não poderá participar da novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional.

O Sínodo dos bispos é uma reunião de bispos, de uma determinada região ou continente, convocada pelo Pontífice. O continente escolhido, pela segunda vez, foi o africano. A primeira foi em 1994, convocada pelo então Papa João Paulo II.

Preparação dos bispos

Os bispos africanos estão se preparando para a II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, que terá início em 4 de outubro, no Vaticano.

Em vista do evento, a Associação das Conferências Episcopais da África Oriental (AMECEA), se reuniu nos últimos dois dias em Nairóbi, no Quênia, para que o Comitê consultivo dos Padres Sinodais compartilhasse as experiências sobre o tema do Sínodo, ou seja, a paz, a justiça e a reconciliação na África em geral, e na região da AMECEA, em especial.

Segundo o secretário-geral da AMECEA, Padre Pius Rutechura, o Comitê consultivo acompanhará os bispos no Vaticano, por isso o encontro de Nairóbi buscou elaborar os principais pontos que a Associação apresentará no Sínodo, que será lido durante os trabalhos.

O Comitê é composto pelo Padre Rutechura, pelo coordenador de Justiça e Paz da AMECEA, Padre Jude Waweru, pelo secretário-geral da Conferência Episcopal da Zâmbia, Padre Joe Komakoma, e pelo diretor do Centro jesuíta de reflexão teológica de Lusaka, Padre Peter Henriot.

A AMECEA é integrada pelas Conferências Episcopais de Eritréia, Etiópia, Quênia, Malauí, Sudão, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

Siga o Canção Nova Notícias no
twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo