O trânsito brasileiro ainda faz todos os anos muitas vítimas nas rodovias de todo o país. O problemas é grave e requer educação e mais rigor na aplicação da lei. No último feriado de Nossa Senhora Aparecida 92 pessoas morreram nas estradas; a maioria por uso de bebidas alcóolicas e excesso de velocidade.
Dom Odilo Pedro Scherer, nomeado nesta quarta-feira cardeal de São Paulo, falou ao Canção Nova Notícias, recordando que "os acidentes no trânsito, são muitas vezes, causados pela bebida e por isso mesmo é preciso fazer de tudo para evitar que esta seja a causa dos acidentes. Evidentemente, é preciso evitar todos os outros motivos que possam causar acidentes".
Disse ainda que "é uma grave responsabilidade pegar o carro, levar pessoas e colocar em risco a vida dessas pessoas por alguma falta de cuidado, por isso mesmo, até mesmo a revisão do carro é preciso. De toda maneira, o cuidado com o álcool é importante, porque colocar em risco a própria vida e a vida de outras pessoas é sempre grave".
E recordou que "a Santa Sé, através do Pontifício Conselho Justiça e Paz, divulgou a pouco tempo os mandamentos do trânsito, e que aqui no Brasil também estão sendo divulgados. Observar os mandamentos no trânsito é muito importante para que nós possamos respeitar a própria vida e respeitar a vida das outras pessoas".
.: Ouça comentário de Dom Odilo