Olinda e Recife

Dom Fernando Saburido assume Igreja em Olinda e Recife

Neste domingo, 16, Dom Fernando Saburido, OSB, assumiu a arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Ele assume o lugar de dom José Cardoso Sobrinho, que passou 24 anos no comando da arquidiocese e sai aos 76 anos de idade. A nomeação de Dom Fernando foi feita pelo Papa Bento XVI, dia 1º de julho.

A cerimônia de posse, que durou 1h30, aconteceu na Igreja da Madre de Deus. Como de costume em celebrações de posse episcopal, dom Fernando recebeu o báculo, símbolo do pastor da Igreja, das mãos de dom José Cardoso e do núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa, participou da solenidade representando a presidência da Conferência.

Logo depois, o novo arcebispo caminhou até o Marco Zero de Recife, onde encontrou com fiéis que assistiram a primeira missa de dom Fernando como arcebispo. De acordo com estimativas da Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas participaram da missa campal no Bairro do Recife.

Bispos, padres, seminaristas de vários estados do país, além do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do Ceará, Cid Gomes, participaram da celebração.

O novo arcebispo de Olinda e Recife tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978. Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Seu lema episcopal é "Segundo a tua palavra".

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo