O corpo de Dom Estevão Bettencourt foi sepultado nesta terça-feira no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. A Missa de corpo presente aconteceu às 16 horas, e foi presidida por Dom Eusébio Oscar Scheid, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.
Dom Estevão faleceu na manhã desta segunda-feira, 14, no Rio de Janeiro, aos 89 anos, em decorrência de um infarto agudo no miocárdio. Há alguns anos, o monge vinha enfrentando uma série de problemas de saúde e, ultimamente, tinha dificuldades para falar e respirar.
Segundo Dom Justino, OSB, do Mosteiro de São Bento, há uma semana Dom Estevão enviou um bilhete a Dom José, no qual dizia que queria fazer uma confissão geral porque estava chegando ao final de sua vida terrestre.
Dom Estevão, muito enfermo, só saia de sua cela para participar da Santa Missa. Ontem, 13, inclusive, participou da Celebração às 10 horas. "Mas com muita dificuldade", conforme informou Dom Justino.
Monge, exegeta e teólogo, Dom Estevão ficou conhecido como um sábio professor da Sagrada Escritura. Escreveu obras que se tornaram referência para os católicos. Além disso, assinou diversas publicações no exterior.
Sua morte acontece justamente no ano em que se comemoram os 150 anos do Colégio São Bento, instituição que, durante muitos anos, contou com sua sabedoria e ensinamentos.