Em missão

Dom Cláudio Hummes realiza visita pastoral na Amazônia

O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, permanecerá na região por 18 dias e visitará as dioceses e prelazias

Da Redação, com CNBB

Cardeal Hummes Amazônia

Cardeal é presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB / Foto: Arquivo CN

O arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, cardeal Cláudio Hummes, deu início a uma série de visitas à dioceses e prelazias da região amazônica. Hummes se encontrará com bispos e comunidades locais para conhecer a realidade dos povos e as atividades missionárias de evangelização desenvolvidas.

Dom Claudio chegou a Porto Velho no último domingo, 1º,  e seguiu para a diocese de Humaitá, município localizado no interior do estado do Amazonas, onde permaneceu até quarta-feira, 4. O arcebispo já visitou a diocese de Cruzeiro do Sul e, no sábado, 7, viaja para Rio Branco.

Na próxima semana, o cardeal Hummes segue para Manaus e, na sequência, tem encontro com as comunidades da prelazia de Borba, onde será recebido pelo bispo local, Dom Elói Róggia.

No dia 15, tem início a última etapa da visita pastoral, Dom Cláudio passa por Parintins e volta à Manaus, na quarta-feira, 18.

Missão na Amazônia

O arcebispo emérito recorda que a missão da Igreja na Amazônia tem uma caminhada de muitos anos, com a presença dos primeiros missionários. Hummes destaca, também, a formação de comunidades e prelazias que, com o passar do tempo, foram sendo constituídas dioceses, com bispos e clero local e, aponta os desafios.

“Precisamos investir na preparação dos agentes e missionários, como a formação de um clero para esta região, inclusive um clero indígena. Os povos indígenas não são a maioria, porém caracterizam a nossa missão na Amazônia”, explicou.

“Eu gostaria que a Amazônia estivesse no coração dos brasileiros, com toda as suas características e desafios. A Igreja na Amazônia tem uma história bonita, mas que precisa muito da nossa ajuda, solidariedade e atenção”, concluiu Dom Claudio.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo