Belém do Pará

Dom Alberto convoca Arquidiocese a rezar pela paz

Apelamos às autoridades para que empenhem todas as suas forças para que a sociedade tenha mais paz e tranquilidade, pedi Dom Alberto Taveira

Da redação, com Arquidiocese de Belém

Em mensagem divulgada nesta sexta-feira, 30, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, convoca os fiéis da arquidiocese paraense para a oração em prol da paz social e do fim da violência.

O arcebispo lembra a “luta urbana” que se espalhou pela Grande Belém e apela às autoridades para que empenhem todas as forças em prol de “mais paz e tranquilidade”. “Os cidadãos e cidadãs têm direito a conduzir sua vida e seu trabalho em paz”, afirmou Dom Taveira.

Leia a mensagem da Arquidiocese de Belém pela paz social:

Cristo é a nossa paz! Ano da paz! Cultura da Paz, Cultura do Encontro! A Igreja tem repetido incansavelmente estas palavras, sonhando com a paz entre pessoas e famílias, a paz social e a paz entre as nações. Entretanto, espalha-se por toda parte uma grande onda de violência, que faz o mundo contemplar multidões de refugiados e exilados, pessoas que perderam tudo e são teimosas na esperança, desejosas de encontrar acolhida. Entre nós, a violência da miséria e do desemprego, a escandalosa e violenta desigualdade social! Somos também teimosos na esperança!

Bem perto de nossas casas, em nossa Grande Belém, estamos assistindo terrificados a luta urbana que se espalha! Alguém precisa pelo menos dizer que os homens e mulheres de boa vontade não concordam com o que acontece. As várias partes envolvidas, criminosos, assassinos, ladrões, de um lado, de outra parte os órgãos de segurança, que respondem com truculência e violência, contribuindo para que a espiral da insegurança se amplie mais ainda. Diante de Deus, em nome de Deus e do povo, dizemos que basta!

Apelamos às autoridades para que empenhem todas as suas forças para que a sociedade tenha mais paz e tranquilidade. Os cidadãos e cidadãs têm direito a conduzir sua vida e seu trabalho em paz.

A Arquidiocese de Belém, especialmente através de suas pastorais sociais, coloca-se à disposição para contribuir, naquilo que for necessário, para a superação do presente clima de agressão, violência, desprezo à vida das pessoas.

Todas as nossas Paróquias e Comunidades, até o Domingo, Festa de Todos os Santos, incluam nas intenções de todas as missas a súplica confiante ao Senhor pela paz e a superação da violência.

Estamos convictos de que a paz na terra aos homens e mulheres amados por Deus só virá quando o Senhor for glorificado! “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados”.

Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém

Dom Irineu Roman – Bispo Auxiliar de Belém

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo