Iniciativas

Dioceses brasileiras celebram Ano da Paz com diversas ações

Saiba quais são os eventos que irão acontecer neste final de semana, no contexto do Ano da Paz

CNBB

No próximo domingo, 4, a Igreja celebra São Francisco de Assis. A ocasião foi escolhida pelo episcopado brasileiro, durante a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP). De norte a sul do Brasil suscitam iniciativas em favor da superação da violência e da “cultura de paz”.

Saiba quais são os eventos que irão acontecer neste final de semana:

Brasília (DF)

A arquidiocese de Brasília (DF) estima reunir cerca 20 mil pessoas, no domingo, 4, no Eixão Norte, via importante da capital federal, para o evento que terá como tema “Caminhada da Paz: Cuidado da Casa Comum”, em sintonia com a encíclica do papa Francisco, Laudato Si’. A promoção é do Vicariato da Ação Social da arquidiocese em conjunto com a Comissão Justiça e Paz, a Cáritas Brasileira e a Associação Nacional de Educação Católica do Distrito Federal (Anec-DF).

Estudantes das escolas católicas refletirãqo, durante o trajeto, sobre temas como “Preservação dos Biomas e de sua vegetação”, “Solo”, “Situações de violências étnicas”, “Relações humanas e violências” e “Educação e espiritualidade ecológica”. Também será abordada a situação do lixão na Cidade Estrutural. Ao final da caminhada, haverá benção aos animais.

Belo Horizonte (MG)

O evento na arquidiocese de Belo Horizonte (MG) acontecerá no sábado, 3. A Caminhada pela Paz e Meio Ambiente será um ato em defesa da vida no planeta, também inspirado na encíclica do papa Francisco Laudato Si’. A iniciativa é apoiada por pessoas que defendem a paz e as áreas verdes da capital mineira.

A concentração será na Tenda Cristo Rei, localizada no Bairro Juliana, onde será construída a nova catedral da arquidiocese. O percurso será de dois quilômetros. O evento será encerrado com uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Edson Oriolo. No decorrer da programação, os jovens irão celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Palmas (TO)

Na capital do Tocantins, a arquidiocese de Palmas promoverá, no domingo, a 1ª Caminhada Arquidiocesana da Paz, que contará com dois temas. “Felizes os que promovem a Paz” e “Somos da Paz”. A programação iniciará às 16h30, na Praça dos Girassóis, próximo à catedral do Divino Espírito Santo, e contará com momentos de motivação, cantos, leituras bíblicas, orações e alongamentos em preparação para o percurso.

Florianópolis (SC)

As paróquias da arquidiocese de Florianópolis (SC) concentrarão no próximo domingo diversas iniciativas para celebração do Ano da Paz. Vários eventos acontecerão no âmbito arquidiocesano.

No bairro Beira Mar de São José acontece o SESI Corridas e Caminhada do Bem, uma parceria da Ação Social Arquidiocesana (ASA) com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). As paróquias da forania de Itajaí estarão reunidas no estádio Hercílio Luz. No Balneário do Estreito, os fiéis da forania Florianopolis Continente sairão em procissão em direção ao Parque dos Coqueiros, onde será celebrada uma missa. Também acontecem eventos nas foranias de Brusque e Tijucas.

Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Os fiéis da diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES) sairão das paróquias em carreatas ou caminhadas em direção ao Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, onde o bispo local, dom Dario Campos, preside uma missa, que será concelebrada pelo clero local.

Campina Grande (PB)

As ações da diocese de Campina Grande (PB) foram além de um dia. Desde o dia 25 de setembro a Igreja particular vivencia a Semana da Paz, com o objetivo de ”mobilizar a sociedade para ações cotidianas que semeiem a paz entre as pessoas”. O bispo local, dom Manoel Delson, sugeriu aos fiéis que, juntos, pudessem “acalmar o espírito, abrandar o coração, repensar as atitudes diárias e reafirmar com convicção que ‘Somos da Paz’”.

Entre as atividades realizadas e programadas, estão bênção aos animais, passeio ciclístico, caminhada, além da programação religiosa e social no contexto da Festa de São Francisco, realizada na paróquia do bairro da Conceição. Também houve um trabalho de divulgação de ideias nas redes sociais.

Cruz Alta (RS)

As celebrações do Ano da Paz na diocese de Cruz Alta (RS) acontecem paralelamente com o translado da imagem de Nossa Senhora de Fátima e a Romaria das Crianças. No último domingo, dia 27, centenas de pessoas estiveram nas ruas para a Caminhada pela Paz. De acordo com a diocese, “o trajeto proporcionou momentos de fé e oração para os participantes, onde famílias inteiras, em especial as crianças, seguiram cantando e rezando a uma só voz”.

Nesta sexta-feira, dia 2, terá início a novena em preparação para 64ª Romaria de Fátima, que acontece no dia 11 de outubro com o tema “Com Maria, formamos comunidade servidora da Vida” e o lema “Ouvintes e praticantes da Palavra de Deus”. O evento deve reunir cerca de 180 mil pessoas.

Oração

A CNBB disponibilizou, ainda, a oração do Ano da Paz:

Senhor, dai-nos a vossa paz, ensinai-nos a vossa paz, guiai-nos para a vossa paz.
Abri nossos olhos e nossos corações.
Dai-nos a coragem de dizer: “nunca mais a violência, nunca mais a guerra”.
Senhor, Deus de Misericórdia que nos criastes e nos chamais a viver como irmãos, dai-nos força para sermos cada dia artesãos da paz.
Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz.
Dai-nos olhar com benevolência todos os irmãos e as irmãs que encontrarmos no caminho.
Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos irmãos e das irmãs que nos pedem
para transformar as armas em instrumentos de paz, os medos em confiança e as tensões em perdão.
Conservai em nós a chama da esperança para criarmos, com perseverança, opções de diálogo e de reconciliação, para que vença finalmente a paz.
Do coração de todo ser humano sejam banidas as palavras: divisão, ódio, violência, guerra!
Senhor, desarmai nossa língua e nossas mentes.
As palavras “irmão” e “irmã” expressem verdadeiramente o encontro fraternal, e o estilo de nossa vida revele que  “Somos da Paz”,  “da Vossa Paz”!
Amém

(Adaptação da oração do Papa Francisco no encontro de oração com representantes de Israel e Palestina)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo