Na próxima semana

Dois anos da JMJ no Rio serão celebrados com Vigílias

Jornada realizada no Rio de Janeiro reuniu mais de 3,7 milhões de pessoas, tornando-a a segunda maior da história

Da redação, com Jovens Conectados

Na semana em que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) completa dois anos de sua edição no Brasil, os fiéis cariocas terão a oportunidade de celebrar a data e recriar o ambiente de fraternidade e missão que conquistou a cidade durante o evento.

A última edição do maior encontro mundial da juventude católica foi realizado no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho de 2013 e reuniu mais de 3,7 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pela Prefeitura da cidade. Os números a tornaram a segunda maior Jornada da história, atrás apenas das Filipinas, que há 20 anos reuniu 4 milhões de jovens. O próximo evento será em 2016 na Cracóvia, Polônia.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Setor de Juventude em parceria com a Comissão de Pastoral promoverão as “Vigílias Missionárias”, marcadas para acontecer, simultaneamente, em todos os vicariatos, exceto o Leopoldina.

As vigílias acontecerão entre os dias 25 e 26 de julho e terão em sua programação Missa, Adoração Eucarística, pregação e testemunhos de jovens que participaram da Jornada em 2013.

O tema, que orientará o encontro, foi “Juventude, esperança do amanhecer”, buscando atualizar a mensagem do Papa à juventude, no Brasil: “Ide sem medo para servir”. “O objetivo é promover no coração dos jovens o desejo de estarem juntos e serem Igreja, buscarem a santidade e também levarem o amor de Deus as outras pessoas”, afirmou o assessor espiritual do Setor Juventude, padre Jorge Carreira.

“A JMJ foi uma ocasião em que pudemos testemunhar nossa fé. Muitas vezes, a juventude se põe reservada, então, foi uma oportunidade de sairmos das paróquias e testemunharmos com amor e fé a nossa caminhada cristã. A vigília servirá para lembrarmos do que vivemos e atualizar as experiências”, comentou o coordenador da Pastoral da Juventude, Welington de Melo, que durante a Jornada teve a oportunidade de se confessar com o Papa Francisco.

Para padre Jorge Carreira, as missões populares promovidas pela Arquidiocese do Rio devido ao Ano Arquidiocesano da Esperança atualizam a mensagem do Papa e as vigílias impulsionarão os jovens a evangelizar.

“Qual a nossa resposta atual ao chamado do Papa, em 2013, para sairmos em missão?”, provocou o sacerdote.

Confira os locais das “Vigílias Missionárias”

Vicariato Jacarepaguá: Santuário Nossa Senhora do Loreto – Ladeira da Freguesia, 375, Freguesia.

Vicariato Norte: Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista – Rua Felipe Camarão, 12, no Maracanã.

Vicariato Santa Cruz: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Praça Dom Romualdo, 11, em Santa Cruz.

Vicariato Suburbano: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Avenida Ernani Cardoso, 418, em Campinho.

Vicariato Sul: Paróquia Nossa Senhora da Paz – Rua Visconde de Pirajá, 339, em Ipanema.

Vicariato Urbano: Paróquia Nossa Senhora da Consolata – Rua São Luiz Gonzaga, 1.860, em Benfica.

Vicariato Oeste: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Rua Padre Paulo Corrêa de Sá, 60, em Padre Miguel.

Leopoldina

O “Joleo” (Jovens Orantes da Leopoldina), encontro organizado pela Pastoral da Juventude do Vicariato Leopoldina para comemorar o Dia Nacional da Juventude, este ano, também fará memória à visita do Papa Francisco ao Brasil, pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro, em 2013.

O “Joleo”, que acontece há 13 anos, desta vez terá como tema: “Juventude em missão na caridade e na alegria de servir”, refletindo a dinâmica da missão através do Evangelho de João, capitulo 4, no qual Jesus pede água a samaritana e ela partilha sua experiência com os demais samaritanos, com as missões populares promovidas pela Arquidiocese do Rio, dentro da programação do Ano da Esperança.

A programação do evento, que acontecerá no Instituto Pio XI, situado à Rua Roberto Silva, em Ramos, prevê momentos de oração, adoração, música e missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

Veja a programação do Joleo

9h às 9h30 – Abertura oficial do ‘Joleo’

9h30 às 9h50 – Apresentação cultural (1ª forania)

9h50 às 10h30 – Banda Hopness

10h40 às 11h30 – Pregação (Padre Renato Chiera, da Casa do Menor S. Miguel)

11h30 às 12h30 – Almoço e DJ Eletro Carpez

12h35 às 12h50 – Chega de violência e extermínio de jovens – PJ unida pela Paz

12h50 às 13h20 – Apresentação do cantor Cláudio Castro

13h25 às 14h05 – Oficinas – Roda de Conversa e Partilha

14h10 às 14h50 – Apresentação teatral da Comunidade Shalom

15h às 15h50 – Adoração com padre Silvio Klebson

16h às 17h30 – Missa com Dom Orani João Tempesta

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo