Inclusão

Diocese de Santo André disponibiliza folheto litúrgico em Braille

Novidade buscar atender à necessidade de inclusão das pessoas com deficiência visual

Jéssica Marçal
Da Redação

Uma iniciativa na diocese de Santo André (SP) dirige a atenção para as pessoas com deficiência visual para proporcionar a inclusão e maior participação nas Missas: os tradicionais folhetos litúrgicos agora estão disponíveis também em Braille.

Padre Cláudio Pereira/ Foto: Departamento de Comunicação – diocese de Santo André

O projeto surgiu há cerca de 15 anos a partir da iniciativa de leigos da diocese, mas somente em 2006, com a compra de uma impressora em Braille, pôde ser executado. Quando o equipamento quebrou, o trabalho ficou parado devido ao alto custo da manutenção, e só conseguiu ser retomado em 2018, com a criação do Setor Inclusão.

“O que despertou a criação desse setor foi o desejo da nossa diocese de que todos participem, tenham vida plena, se sintam integrados, parte da Igreja, de que a pessoa com deficiência seja também protagonista da evangelização”, informa o assessor do Setor Inclusão da diocese de Santo André, padre Cláudio Pereira dos Santos.

A proposta, segundo padre Cláudio, é criar um olhar mais inclusivo, onde todos participem plenamente da vida eclesial, principalmente em seus momentos celebrativos. O sacerdote explica que os folhetos são confeccionados por um agente pastoral do Setor. O pedido é feito via centro de pastoral e há um grupo de voluntários do próprio Setor que vai à paróquia fazer a entrega, o que também pode ser feito via Correios. “Nós não temos um limite da produção, mas ainda é uma produção inicial, estamos percebendo qual vai ser a demanda”, afirma padre Cláudio.

Segundo o sacerdote, a repercussão na diocese foi muito positiva. “As pessoas abraçaram essa causa. Muita gente tem perguntado como pode ajudar, tem trazido ideias, pessoas que trabalham na área da educação tem nos procurado para se colocar como voluntários. O mais bonito é que são as próprias pessoas com algum tipo de deficiência que fazem o trabalho acontecer, são protagonistas desse trabalho”.

O folheto em Braille não é a primeira ação inclusiva do Setor na diocese. Padre Cláudio conta que há também o curso de Braille e já houve, no ano passado, um treinamento de mobilidade. Há também o curso de Libras, grupos de estudos e de convivências e as Missas são interpretadas em Libras.

“Há várias ações. Esse ano, uma delas será a ação missionária. Como a diocese está pedindo a Igreja em saída, a Igreja missionária, nós vamos nas regiões pastorais oferecer encontros para refletir sobre a inclusão e conseguir mais voluntários para ajudar nesse trabalho”.

Encomenda dos folhetos

Embora contemple mais a realidade da Igreja Particular de Santo André, padre Cláudio informa que os folhetos “ABC Litúrgico em Braille” podem ser adquiridos por pessoas de outras localidades, entrando em contato com a diocese.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo