Morte de Dom Henrique

Diocese de Palmares (PE) tem novo administrador diocesano

Padre Norberto Penzkofer ocupará o cargo até a posse do bispo que sucederá Dom Henrique Soares da Costa, falecido no último sábado

CNBB – Regional Nordeste 2

Padre Norberto Penzkofer / Foto: Pascom Palmares

A Diocese de Palmares, em Pernambuco, anunciou nesta quarta, 22, o padre Norberto Penzkofer como administrador diocesano. O sacerdote tem 74 anos e ocupará o cargo até a posse do bispo que sucederá Dom Henrique Soares da Costa, falecido no último sábado, 18, aos 57 anos, vítima da Covid-19.

Leia também
.: CNBB lamenta a morte do bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares
.: Missa de Exéquias: bispos recordam exemplo de Dom Henrique Soares 

Padre Roberto foi escolhido para a nova função durante a reunião do colégio de consultores, realizada na terça, 21. Natural da Diocese de Passau, na Alemanha, o presbítero chegou ao Brasil na década de 1970 e foi ordenado por Dom Acácio Rodrigues Alves. Tornou-se vigário geral da Diocese de Palmares em julho de 1991.

“O administrador diocesano tem as obrigações e goza do poder do bispo diocesano”, segundo o Código de Direito Canônico. Entre as competências do cargo, está o de dar autorização para a ordenação de seminaristas com o consentimento do colégio de consultores, e ainda confirmar a indicação de sacerdotes já destinados a paróquias.

Durante um ano, o administrador diocesano não pode conceder a excardinação ou a incardinação de clérigos ou transferência para outra diocese. Também não está autorizado a remover o ecônomo, vigário judicial, destituir chanceler e notários, e eregir associações públicas sem a aprovação do colégio de consultores.

Veja, na reportagem abaixo, como foi o “adeus” a Dom Henrique:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo