Projeto exemplar em Sergipe

Dinheiro de processos criminais é usado na recuperação de jovens

No interior de Sergipe, o dinheiro arrecadado em processos criminais é usado para combater novos crimes. É o projeto "Depende de Nós".

Assista à reportagem

O projeto é uma parceria entre a Justiça, o Ministério Público Estadual e o Conselho Tutelar do Município de Itabaiana, a 54 quilômetros de Aracaju, capital de Sergipe.

O crescimento de usuários de drogas entre jovens e adolescentes da cidade vem apavorando as famílias. Por isso, muitas mães procuram ajuda da Justiça, para tentar salvar os filhos do vício, foi aí que surgiu o Projeto "Depende de nós".

O projeto surgiu de uma iniciativa da juíza criminal, Soraia Gonçalves, do Fórum de Itabaiana. Ela preside semanalmente julgamentos de processos criminais na cidade, envolvendo jovens e adolescentes, e sentiu de perto, o sofrimento das mães. 

Foi então que a ideia surgiu. A magistrada percebeu que os recursos arrecadados com as penas alternativas poderiam ser utilizados para combater o próprio crime. Ou seja, o dinheiro arrecadado com as penas, ajudando na recuperação de jovens e adolescentes viciados em drogas.

"Isso está me causando uma certa alegria, porque quando tudo começou, eu não tinha uma idéia real dos benefícios que iria trazer. Hoje eu recebo mães que vem agradecer o progresso que seu filho está tendo nas fazendas, que ao invés de serem tratados, já estão tratando outros que estão chegando", conta a juíza.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo