Perspectiva de vida

Dificuldades e vitórias se tornam inspiração para começar 2020 com fé

Conheça relatos de superação e conquistas em 2019; psicóloga ressalta importância da retrospectiva e da perspectiva para o novo ano

Julia Beck
Da redação

A psicóloga Natália Nogueira/ Foto: Arquivo Pessoal

Dores, alegrias, mudanças, perdas. Quantas coisas se pode viver em 365 dias? Ao final de todo ano, é comum fazer retrospectivas e reflexões pessoais. “O encerramento de um ano nada mais é do que a passagem de um dia para o outro, mas o ser humano tem a necessidade de ter uma finitude, então ele necessita desse encerramento. É como se fosse um ‘restart’. Tudo que não vivemos durante o ano, temos uma nova oportunidade de viver. É uma nova perspectiva”, revela a psicóloga Natália Maria Nogueira.

Ao realizar uma retrospectiva pessoal, homens e mulheres conseguem constatar como foi o ano e analisar todas as perspectivas: o que foi bom, o que foi mal, o que foi assertivo, o que não foi, o que pode ser diferente, observou Natália. “Serve como uma forma de organização dos pensamentos e discernimento do que deve ser mantido no próximo ano e o que precisa ser extinguido como amizades, comportamentos”.

Esperança em meio a dificuldades

“Posso dizer que 2019 foi o ano que me marcou para o resto da vida”, afirmou a assistente administrativa de faturamento, Maria Carolina Siqueira. No começo do ano, o sobrinho de Maria Carolina, Samuel, de 9 anos, descobriu um câncer. Segundo a assistente administrativa, a notícia foi um choque para ela e a família. “Eu não sabia como lidar com toda a situação”. Durante o ano, Maria Carolina conta que se manteve forte e precisou tomar decisões importantes como ficar ao lado do sobrinho e dos familiares.

A jovem revela que por muitas vezes chorou escondido e pediu forças para Deus. “Ele [Deus] não me deixou só e esteve sempre comigo. Em meio a toda essa turbulência eu decidi encerrar meu relacionamento de oito anos, foi uma decisão muito difícil, mas que precisava ser tomada”, recordou. Nos últimos meses, Maria Carolina relata que o estado de saúde do sobrinho piorou e no dia 18 de dezembro a família recebeu a notícia do falecimento do pequeno Samuel.

Maria Carolina e o sobrinho Samuel/ Foto: Arquivo Pessoal

“Pude ter a certeza de que a esperança e a fé nos movem de uma maneira inexplicável. Da fé em Deus tirei a força que precisava para viver tudo que vivi neste ano. Problemas e dificuldades sempre aparecerão no nosso caminho, e não temos que abaixar a cabeça para nenhum deles, e sim deles tirar um aprendizado, enfrentá-los sempre com a cabeça erguida. O ano que passou só me deu força pra encarar o que 2020 me reserva. (…) Enfim, 2019 foi um ano no qual eu aprendi a dar valor na minha vida”, concluiu.

Segundo a psicóloga Natália, a esperança é algo que vem de dentro para fora, intrínseco ao ser humano. “Por mais que ela pareça muitas vezes não existir, carregamos sempre conosco aquele sentimento de que ‘tudo pode dar certo’. Isso faz parte de quem nós somos”.

Com esperança e fé, a estudante Isabella Ribeiro espera deixar para trás todas as dificuldades que viveu em 2019 para começar 2020 sob uma nova perspectiva. A jovem foi aprovada em uma faculdade com a qual sonhava e, por isso, precisou mudar de cidade. Ela desenvolveu, ao longo do ano, um transtorno de ansiedade generalizada. “Não conseguia mais dormir mesmo estando exausta, tinha falta de ar ao longo do dia, e tinha medo de realizar tarefas e passar mal”.

“A virada de um ano é como uma página em branco, um recomeço, a chance de fazer diferente”

Isabella Ribeiro

Neste processo de descoberta do transtorno e também do tratamento, Isabella se diz grata à família, em especial aos pais – que a ajudaram nos momentos de crise –, e aos amigos que se fizeram presentes. “A virada de um ano é como uma página em branco, um recomeço, a chance de fazer diferente, uma nova chance pra ser feliz, e isso me ajuda a ter esperança no ano que se inicia. (…) Mesmo com inúmeras dificuldades, cabe a nós mesmos levantar a cabeça e seguir tendo a certeza que a tempestade passará e que nunca estamos sozinhos pela fé”.

Isabella Ribeiro, seus pais e seu irmão /Foto: Arquivo Pessoal

A técnica em química Cleise Chagas classificou o ano de 2019 como delicado. “Delicado porque trouxe com ele momentos difíceis de luto e muita luta, mas também de descobertas, recomeço e amadurecimento na fé. Luto por perder pessoas queridas, luta com um princípio de depressão, descobertas sobre minha própria identidade, recomeço por mudar todo trajeto da minha vida e amadurecimento na fé por firmar ainda mais meu compromisso com os propósitos de Deus”, constatou.

“A fé e a esperança me dão forças pra acreditar que há sempre algo a se renovar”

Cleise Chagas

O fim do ano é para Cleise o encerramento de um ciclo, uma nova chance de se redescobrir no mundo. “Virar uma página na nossa história requer um novo propósito e um novo jeito de ver a vida, logo nos inspira a recomeçar. A fé e a esperança na minha vida são como combustíveis que nunca me deixam desanimar. A fé e a esperança me dão forças pra acreditar que há sempre algo a se renovar e a renovação é linda para quem a vive”, apontou. Para a técnica em química, a maior motivação para 2020 é a crença de que a fidelidade e a misericórdia de Deus não a irão desamparar na busca por sonhos que floresceram em 2019.

Gratidão pelas conquistas

Mesmo afirmando que 2019 foi particularmente um ano muito difícil profissionalmente e financeiramente, o mecânico de manutenção, Felipe Couto de Araújo, afirma que viveu momentos lindos. “Eu e minha namorada, mesmo com toda dificuldade, resolvemos ficar noivos e dar esse passo acreditando na providência de Deus. Foi um passo importante para nós e de esperança, tendo fé que Deus cuida e continua cuidando de nós”.

O pedido de casamento foi realizado em uma Capela na cidade de Cunha (SP)/ Foto: Arquivo Pessoal

Para Felipe, mesmo que algumas coisas não tenham acontecido como o esperado, é preciso sempre tirar ensinamentos das situações vividas e buscar por melhorias e recomeços. “Nós vivemos ciclos sempre em nossas vidas, ciclos felizes, às vezes não tão felizes, mas é importante usarmos o encerramento de um ano para refletirmos sobre o que este período nos trouxe, como ele nos fez crescer e o que ele levou”.

De acordo com o jovem, Deus, sua família – mãe e irmão, sua noiva e os amigos – o motivam muito a seguir firme e querer vencer. “O casamento, que é o maior sonho da minha vida, é um dos meus maiores motivos para seguir em frente. Sei que em 2020, e em todos os anos, Deus tem o melhor para nós”, concluiu.

Estabelecer metas e objetivos, por mais que não possam ser cumpridos em sua totalidade, ajudam a dar um norte do que fazer no novo ano, assegurou a psicóloga Natália. “Assim como a retrospectiva proporciona uma avaliação do ano que passou, as metas ajudam a estabelecer objetivos e perspectivas para que, ao iniciar o ano, homens e mulheres saibam claramente onde querem chegar e como chegarão com organização”, pontuou.

“As metas ajudam a estabelecer objetivos e perspectivas para que ao iniciar o ano, homens e mulheres saibam claramente onde querem chegar e como chegarão”

Natália Maria Nogueira

Como Felipe, o tax associate e advogado, Luckas Queiroz, ficou noivo em 2019. A conquista pessoal também veio acompanhada de uma conquista profissional. “Em outubro desse mesmo ano, graças a Deus, consegui um ótimo emprego e tive que me mudar para a cidade de São Paulo”. Passar por tantas mudanças não foi nada fácil, assegurou o advogado, mas o fizeram ser ainda mais grato por seus pais, noiva e amigos.

“Agradeço sempre a Deus por me abençoar tanto. Acredito que pensamentos positivos nos ajudam a realizar coisas positivas, então é nossa obrigação começar um ano com a cabeça erguida e motivados a sermos pessoas melhores, independente de como foi o ano que passou”, completou.

Luckas e Alice durante rito católico do noivado chamado de Bênção dos Noivos/ Foto: Arquivo Pessoal

A noiva de Luckas, a auditora e administradora, Alice Maria Pinheiro, também qualificou 2019 como um ano de mudanças. Assim como o noivo, ela conquistou um novo emprego. “Dois acontecimentos que mais marcaram meu ano foram: o meu noivado e a mudança de emprego. Sair da zona de conforto não é fácil, porém é necessário. O mais importante é ter o apoio de todos que estão ao meu redor, principalmente da minha família e amigos. Todos estão presentes comigo”.

Para a psicóloga Natália, a gratidão é uma prática bastante valorizada pela psicologia e tem sido muito usada pela psicologia positiva que aborda temas voltados para o bem-estar, satisfação e otimismo. “O exercício de agradecer traz uma satisfação interna, ainda que seja por algo que não foi tão bom. Sair de si, e mesmo assim agradecer traz felicidade, que é o que é preciso para se encerrar um ciclo e iniciar outro”, finalizou.

Bruno durante primeira formatura na academia da Polícia Militar/ Foto: Arquivo Pessoal

Para Bruno Sanches, o ano de 2019 ficará marcado como o ano em que realizou um sonho: foi aprovado no concurso do Barro Branco e tornou-se aluno oficial da Polícia Militar (PM). O jovem se preparava desde 2015 para a prova. “Durante esse período de cinco anos, reprovei quatro vezes, três delas na parte escrita e uma na etapa psicológica, até que no início do ano recebi o resultado da aprovação em todas as etapas do último concurso!”.

“O curso preparatório iniciou no meio do ano e me formo em 2022. Só tenho a agradecer a Deus por tudo que tem me proporcionado! Sigo para 2020 muito feliz e esperançoso, agradecendo a Deus pelo que vivi e pedindo a Ele que o novo ano seja ainda mais abençoado que 2019”, complementou. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo