DOAÇÃO

Dia Nacional do Voluntariado valoriza quem se dedica a causas sociais

O Dia Nacional do voluntariado representa as pessoas que doam parte do seu tempo, de sua vida, oferecendo ajudas humanitárias, apoios em diversas áreas. Na Comunidade Canção Nova, muitas pessoas dispõem do pouco tempo que tem para realizar o voluntariado. Mais do que o trabalho, esse gesto se torna um caminho de santidade.

Reportagem de Nathália Cassiano e Gilberto Pereira

O voluntariado é um ato de solidariedade realizado por pessoas que disponibilizam tempo e habilidades por um bem maior. O Centro de Referência em Ortopedia e Reabilitação, a AACD, atualmente conta com a ajuda de 900 voluntários. “Hoje os nossos voluntários atuam em diversas áreas da instituição, contribuindo aí com os nossos profissionais. Então, hoje a gente fala que ele é a alma da nossa instituição. Eles contribuem uma vez por semana. Para ser voluntário basta entrar no nosso site da instituição e fazer o seu cadastro”, explicou a gerente do voluntariado da AACD, Thais Ferreira. 

Fátima e Fernanda são voluntárias na AACD há muitos anos. Elas dizem que se sentem realizadas por ajudarem os mais necessitados, seja no administrativo, nas relações institucionais, atendimento, entretenimento e reabilitação.

“Então, a gente aprende a escutar, a gente aprende a não reclamar da vida e é isso. Então, aqui na AACD, é um aprendizado para mim”, expressou a voluntária da AACD, Fátima Fernandes. 

“Voluntariado é uma escolha de vida, assim, e aí é a melhor escolha que eu fiz há 13 anos atrás e a melhor que segue até hoje. Então aqui é onde eu deixo minha melhor parte.

E todo o amor que eu sinto pela causa, pela AACD”, relatou a voluntária da AACD, Fernanda Mafra. 

Muitos voluntários também colaboram com a missão iniciada por padre Jonas Abib. “Muitas pessoas foram se aproximando, né, para estar conosco e assim se sentiram partes também a querer colaborar nas nossas diversas atividades, sejam elas na cozinha, na acolhida, na música, na intercessão, ajudar financeiramente também. Muitas pessoas nos procuram”.

Na comunidade Canção Nova, muitas pessoas se dispõem do pouco tempo que tem para realizar o voluntariado. Mais do que o trabalho, esse gesto se torna um caminho de santidade. “É o meu sim no voluntariado de poder estar presente, fazer aquilo que Deus, aonde Deus quer que eu vá”, testemunhou a autônoma Ana Paula Andrade Silva. 

“É muito prazeroso, Estar com a comunidade, saber que todo esse trabalho voluntário está alcançando almas, independente do que eu faço aqui na comunidade”, concluiu a autônoma, Ana Paula Andrade Silva.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo