Data quer alertar população para prevenção e tratamento da tuberculose
Da redação
Nesta quarta-feira, 17, é celebrado o Dia Nacional do Combate à Tuberculose. A data tem o objetivo de alertar a população para a prevenção e o tratamento da doença, quarta maior causadora de mortes entre os males infecciosos no país.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões e tem como sintomas tosse seca com presença de secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, fraqueza, palidez, rouquidão e febre.
Embora a doença seja curável já há muito tempo, seu tratamento longo, que deve ser mantido mesmo após a remissão dos sintomas, ainda faz com que muitas pessoas permaneçam assintomáticas, porém transmitindo a bactéria que causa a doença. Isso torna os microrganismos causadores da doença resistentes a medicamentos, dificultando a erradicação da doença e levando muitos à morte.
No Brasil, a tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença.
Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a tuberculose mata mais que a AIDS no mundo. Por ano, 9,6 milhões de novos casos de tuberculose são registrados.
A OMS recomenda uma estratégia importante no controle da doença, que é o tratamento supervisionado, em que um profissional de saúde acompanha o uso dos medicamentos pelo doente nas unidades de saúde ou mesmo na sua residência, evitando assim o abandono.