Artigo - Doutrina Social

Doutrina Social da Igreja sempre se preocupou com a ecologia, diz padre

Padre resgata relação entre Doutrina social e ecologia, por ocasião do Dia de Oração pelo Cuidado da Criação

Padre Antônio Aparecido Alves*

Dia de Oração pelo Cuidado da Criação é de interesse da Doutrina Social, afirma sacerdote em artigo/ Foto: Arquivo Canção Nova

Dia Mundial de Oração pelo cuidado com a Criação

Em agosto de 2015, o Papa Francisco instituiu na Igreja Católica o “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”, a ser celebrado sempre no dia 1º de setembro de cada ano. 

Como enfatiza em sua carta endereçada na ocasião aos cardeais Peter Kodwo Appiah Turkson, Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, e Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, “o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a sua ajuda para a proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos”.

Doutrina social e ecologia

A celebração deste Dia Mundial de Oração pelo cuidado com a Criação interessa muito à Doutrina Social da Igreja, que sempre teve preocupação pela ecologia, mesmo antes que ela entrasse na pauta de preocupações da Organização das Nações Unidas, dos Governos e dos movimentos sociais.

O Papa Paulo VI, em 1971, denunciou a crise ecológica como uma atividade descontrolada do ser humano sobre a natureza, onde esse a estaria destruindo, bem como a si mesmo (Octogesima Adveniens, n. 21).

Depois dele, João Paulo II alertou para o perigo de uma mentalidade consumista, que enxergaria a natureza como mero objeto de consumo (Redemptor hominis, n. 15), sem se dar conta do mal que o homem estaria causando ao mundo e a si mesmo. Afirmou, ainda o Santo Padre, em uma de suas mensagens para o Dia Mundial da Paz que, para estar em paz com Deus, deveria-se também estar em paz com a criação (01/01/1990).

Mais ainda, em outra ocasião, asseverou o Pontífice que a preocupação com os animais em extinção não deveria levar ao descuido com uma “ecologia humana”, isto é, ao esquecimento da vida do ser humano (Centesimus Annus, n. 38). Por fim, ele cunhou a feliz expressão “conversão ecológica”, no sentido de que a preocupação ambiental não é somente algo natural, mas tem também uma dimensão espiritual e teológica (Catequese do dia 17 de Janeiro de 2001). Bem mais próximo de nós, o papa Bento XVI na Encíclica Caritas in Veritate denuncia um modelo de crescimento predatório, fruto da cultura moderna que tem uma racionalidade instrumental (n. 51).

O Papa Francisco

A preocupação com o cuidado com a Criação está no centro do pensamento social do Papa Francisco. Ele entende que há um nexo profundo entre as agendas social e ambiental, pois tanto a experiência comum da vida cotidiana como a investigação científica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres (LS 48). Por isso, Paz, Justiça e Conservação da criação são três questões absolutamente ligadas e que não se podem separar (LS 92).

Ao instituir o Dia Mundial de Oração pelo cuidado com a Criação na Igreja Católica o Pontífice fez questão de frisar que o faz em comunhão com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu da Igreja Ortodoxa, onde esta data é celebrada desde 1989, compartilhando de suas preocupações pelo futuro da criação. Neste sentido ecumênico desejou que esta iniciativa envolva outras Igrejas e seja celebrada em sintonia com o Conselho Mundial das Igrejas. Enfim, na perspectiva desta data, a natureza não é um problema a ser resolvido, mas um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor (LS 12).

______________________________________

*Padre Antonio Aparecido Alves é Mestre em Ciências Sociais com especialização em Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutor em Teologia pela PUC-Rio. Professor na Faculdade Católica de São José dos Campos e Pároco na Paróquia São Benedito do Alto da Ponte em São José dos Campos (SP). Para conhecer mais sobre Doutrina Social visite o Blog: www.caminhosevidas.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo