Conferências Episcopais da Europa

Europa: Bispos se unem em oração pelo cuidado com a criação

A atenção ao cuidado da Criação é tema central nas relações ecumênicas na Europa

Rádio Vaticano

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), através da seção “Salvaguarda da Criação” da sua Comissão Caritas in Veritate, une-se à iniciativa do Santo Padre Francisco de celebrar um Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação junto com os irmãos ortodoxos.

O desejo de partilhar a atenção ao cuidado da Criação junto com a Igreja ortodoxa na Europa foi e permanece um tema central nas relações ecumênicas do Velho Continente, promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa.

Leia também
.: Em dia de oração, Igreja reitera cuidado com o meio ambiente
.: Subsídio orienta o Dia de Oração pelo Cuidado da Criação

Já nas duas primeiras Assembleias Ecumênicas Europeias (Basileia, Suíça, 1989, e Graz, Áustria, 1997) a CCEE e a KEK (a Conferência das Igrejas Europeias) assumiram como tarefa expressar o compromisso dos cristãos europeus em favor da paz, da justiça e da salvaguarda da Criação.

Esse desejo foi posteriormente retomado na III Assembleia Ecumênica Europeia (Sibiu, Romênia, setembro de 2007), na qual os participantes recomendavam que “o período que vai de 1º de setembro a 4 de outubro seja dedicado a rezar pela salvaguarda da Criação e à promoção de estilos de vida sustentáveis no sentido de contribuir para inverter a tendência das mudanças climáticas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo