Qualidade de vida

Dia Mundial da Saúde: médico dá dicas simples para vida saudável

Check ups rotineiros, caminhada e alimentação saudável estão entre as orientações para quem busca mais qualidade de vida

Luciane Marins
Da Redação

Dr. Marcos Roberto Alves Moreira - Cardiologista / Foto: Arquivo Pessoal

Dr. Marcos Roberto Alves Moreira – Cardiologista / Foto: Arquivo Pessoal

Nesta quinta-feira, 7, é comemorado o dia mundial da saúde. A data foi criada pela Assembleia Mundial da Saúde, há 60 anos, para conscientizar a população sobre a qualidade de vida. O cardiologista Dr. Marcos Roberto Alves Moreira defende a medicina preventiva.

O profissional explica que a ausência de doença nem sempre significa saúde, já que muitas patologias não apresentam sintomas ou ainda não foram diagnosticadas. A dica que ele dá é fazer check ups rotineiros.

“A definição de uma pessoa saudável refere-se ao equilíbrio físico, psíquico e metabólico do organismo.”

O cardiologista destaca o papel das associações de bairro, secretarias de saúde e profissionais da área na promoção de eventos no dia 7. “Palestras sobre temas como hipertensão arterial, já que em torno de 30 % da população adulta mundial tem níveis elevados de pressão arterial. Isso se chama medicina preventiva.”

Diabetes

Este ano, o tema do Dia Mundial da Saúde é a diabetes. De acordo com dr. Rodrigo, a diabetes é uma patologia de suma importância para trabalhar a prevenção, já que estimativas preveem aumento, em média, de 51 % no número de diabéticos no mundo até 2030.

“O estilo da vida moderna é um dos principais agravantes, sendo assim, podemos preveni-la com mudanças no estilo de vida, exercício físico, alimentação balanceada e mais natural possível, e campanhas de educação e prevenção.”

Atividade física e alimentação em tempos de crise

A atividade física tem papel primordial na busca por uma vida saudável. Nem mesmo a crise econômica pela qual passa o Brasil, em que muitos não têm acesso às academias, é desculpa para não se exercitar. “Uma boa caminhada, de modo regular, já proporciona benefícios importantíssimos para a saúde”, defende o médico.

“Só uma observação: consulte seu cardiologista previamente, faça um check up. Prevenir é melhor que remediar.”

Ele explica que se exercitar, pelo menos 30 minutos, em cinco ou mais dias da semana, oferece benefícios para a pressão arterial, para o coração e para a prevenção da diabetes, por exemplo.

Além da atividade física, a alimentação também é fundamental para se ter uma vida saudável. “Os alimentos industrializados estão caros. Sendo assim, motivando o consumo de verduras, legumes e frutas, ou seja, uma alimentação balanceada e mais natural possível, associado a exercícios físicos, como forma de promover saúde e menor necessidade do uso de medicamentos. Amo de coração a medicina preventiva!”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo