44ª “Conversa de Justiça e Paz”

DF: Evento aborda Comunicação e compromisso com a verdade

44ª “Conversa de Justiça e Paz”, apoiada pela Arquidiocese de Brasília, destaca relação entre a comunicação social e o compromisso com a verdade

Da redação, com Arquidiocese de Brasília

A Comissão Justiça e Paz de Brasília (CJP-DF) realizará, no próximo dia 7 de maio, a 44ª “Conversa de Justiça e Paz”. Com o tema “Comunicação Social e o Compromisso com a Verdade”, o evento contará com a presença de Venício Artur Lima, professor de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília.

O tema vai de encontro às chamadas “fake news” (notícias falsas), que foram tema da mensagem do Papa Francisco para o “Dia Mundial das Comunicações”, divulgada no mês de janeiro deste ano de 2018. O Santo Padre chama atenção para a relação entre a comunicação social e seu indispensável compromisso com a verdade. De acordo com o Santo Padre, estas “notícias” verossímeis — aquilo que parece intuitivamente verdadeiro, mas não é — são capazes de chamar a atenção dos leitores, apoiadas sobre estereótipos e preconceitos generalizados, e explorar emoções como ansiedade, desprezo, ira e frustração.

Acesse
.: Íntegra mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações

As notícias falsas, que segundo Francisco tem objetivos prefixados, tais como influenciar opções políticas e favorecer lucros econômicos, devem ter sua lógica desmascarada em nome da verdade que liberta. Pois, para o Pontífice, as “fake news” geram ambientes digitais de confronto, de descrédito do outro, que passa a ser visto como um inimigo.

Próximo ao período das eleições gerais, a Arquidiocese de Brasília tem contribuído na promoção do evento que refletirá em torno da temática das fake news e do compromisso com a verdade. A Conversa de Justiça e Paz, ocorrerá às 19h, na Cúria Metropolitana, junto à Catedral.

Leia também
.: “Fake news” são replicadas 6 vezes mais que notícias reais, afirma pesquisa
.: Fake news desafiam institutos de estatística, diz presidente do IBGE
.: Dia Mundial das Comunicações: evento em SP discutirá fake news

O palestrante

Venício Artur Lima é graduado em Ciências Sociais/Sociologia pela UFMG (1969), e possui mestrado (1974), doutorado (1979) e pós-doutorado (1988) em Communications pela University of Illinois at Urbana-Champaign. É também pós-doutor pela Miami University-Ohio (1991) e especialista em História do Cristianismo Antigo pela UnB (2009).

Com experiência nas áreas de Ciência Política e Comunicação, Venício atua principalmente nos seguintes temas: pensamento de Paulo Freire; mídia e política; liberdade de expressão; liberdade da imprensa; políticas públicas, legislação e economia política da mídia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo