"Caiu na Rede"

Dia Mundial das Comunicações: evento em SP discutirá fake news

Encontro “Caiu na Rede” é sobre o 52º Dia Mundial das Comunicações, que será celebrado em 13 de maio

Thiago Coutinho
Da Redação

“Fake news”, notícias falsas, se espalham principalmente pelos meios digitais / Foto: Reprodução CN

Nesta quinta-feira, 26, em alusão ao 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, será realizado o evento “Caiu na Rede”, promovido pela Congregação das Irmãs Paulinas e a Arquidiocese de São Paulo. As fake news serão um dos principais temas em debate.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é uma data estabelecida pela Igreja durante o Concílio Vaticano II. Em 2018, a data será celebrada no dia 13 de maio e tem como tema “‘A verdade vos tornará livres’ (Jo 8,32). Fake news e jornalismo de paz”.

As fake news (ou “notícias falsas”, em tradução livre) tornaram-se um fenômeno de impacto  no mundo todo, promovendo a disseminação de informações falsas. O próprio Papa Francisco vem alertando sobre esse fenômeno, destacando que ninguém pode se eximir da responsabilidade de contrastar essa realidade. “Por isso, são louváveis as iniciativas educativas que permitem apreender como ler e avaliar o contexto comunicativo, ensinando a não ser divulgadores inconscientes de desinformação, mas atores do seu desvendamento”, escreveu o Santo Padre em sua mensagem para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Para combater essas notícias, precisamos apurar e nos informar dos fatos”, explica o integrante da Pastoral da Comunicação (Pascom) na arquidiocese de São Paulo, padre Luiz Claudio de Almeida Braga, que também faz parte do comitê que organiza o encontro. “Com o uso das redes sociais, dos smartphones e seus aplicativos, muita informação chega até nós. E parece que isto se tornou uma febre, essas notícias criadas, sejam para enaltecer ou destruir alguém. E se leio, não me informo e passo adiante, acabo contribuindo para esta disseminação de notícias falsas”, pondera o religioso.

Falta bom senso e razoabilidade nestes debates, segundo o padre Luiz Cláudio. E a postura cristã clama para um comportamento oposto ao que é visto na internet. “O bom senso, a compaixão e a misericórdia são sentimentos que todo cristão deve ter, inclusive nas redes sociais. Não estamos aqui para fazer contendas, mas sim para unir”, diz.

Esta postura é reiterada pelo arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci Nicioli, que preside a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Precisamos viver a nossa fé nos embates da vida. E se as novas mídias são um espaço de encontro e convivência, é ali que devemos dar o nosso testemunho cristão, mas de forma ética, que seja misericordioso e nunca propalarmos ideias de revanche, de briga e desunião. Vamos viver a nossa fé em todos os lugares”, disse o arcebispo que esteve recentemente na 56ª Assembleia Geral da CNBB e comentou, na ocasião, a mensagem do Papa.

Apesar dos prejuízos que as fake news podem causar, o padre Luiz Cláudio acredita que fenômenos como este mostrarão os verdadeiros profissionais de comunicação. “Acredito que isto fará com que surjam os verdadeiros profissionais que se comprometem com o princípio de humanidade. O jornalista agora tem que apurar ainda mais, ir atrás da informação”.

Palestrantes

O encontro “Caiu na Rede” acontecerá no Auditório Paulo Apóstolo. Entre os convidados, estão Glaucya Tavares, mestra em Comunicação com especialização em Marketing; o jornalista Márcio Campos, que passou por emissoras como SBT, TV Record e atualmente é repórter da rede Bandeirantes de Televisão. Além deles, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, e o bispo auxiliar, Dom Devair Araújo da Fonseca, vigário episcopal da Comunicação pela Arquidiocese de São Paulo, falarão sobre a mensagem publicada pelo Papa Francisco.

O evento é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sepac@paulinas.com.br.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo