Festa litúrgica

Devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem grande adesão no Brasil

De norte a sul do Brasil, há paróquias dedicadas à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Da redação, com agências

Ícone bizantino da Virgem da Paixão, é conhecido no mundo todo como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro / Foto: Divulgação CNBB

Celebrada nesta terça-feira, 27, a devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro espalhou-se de norte a sul do país.

A festa é uma das mais antigas em honra à Virgem Maria e uma das mais conhecidas. O ícone bizantino da Virgem da Paixão, é venerado no mundo inteiro como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, especialmente no Oriente.

No Brasil, são centenas de paróquias dedicadas à este título. Em quase todas as capitais, há pelo menos uma que cultive essa devoção. Um exemplo é o estado do Macapá (AP), com uma paróquia dedicada ao título desde 1964; Já em Curitiba (PR), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e em Goiânia (GO), há santuários dedicados à ela. Na capital de Goiás, o santuário reúne quase 20 mil pessoas todas as terças-feiras para novenas em louvor à Nossa Senhora.

Algumas capitais têm mais de uma igreja dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como em Brasília (DF), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e São Paulo (SP). A única capital sem nenhuma paróquia dedicada à devoção é Boa Vista (RR), porém novenas à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro são realizadas na paróquia de São Francisco.

Conheça a origem desta devoção e a importância desta festa para a nossa Igreja:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo