CUIDADOS

Descubra como o inverno pode afetar a saúde bucal

O inverno exige cuidados específicos. Especialistas alertam, por exemplo, para a saúde bucal, que pode ser afetada com a mudança do clima. Para evitar impactos negativos, é preciso ter alguns cuidados.

Reportagem de Gabriela Matos e Gustavo Galdino

Com a chegada da estação mais fria, aumenta a procura por agasalhos e bebidas, como chá, café e chocolate quente. Mas um detalhe muitas vezes ignorado também merece atenção nessa época, a saúde bucal.

Qualquer pessoa está suscetível às dores e desconfortos que aparecem nessa época, mas o acompanhamento periódico com o especialista pode prevenir essa situação.

A dentista, Giovanna Zanini explicou as soluções necessárias. “O ideal é manter a consulta periódica de seis em seis meses para fazer a limpeza e juntamente com a limpeza, fazer uma avaliação bucal e de forma minuciosa. Por quê? O dentista, ele vai ver ali aqueles fatores de risco, vai ver uma recessão, vai ver uma restauração de amálgama que causa uma trinca ou vai ver um dente que o paciente bateu, nem sentiu e tá ali. E vai tratar isso para prevenir que aconteça uma sensibilidade causada  nos fatores de frio, de bebidas quentes”.

Leonardo enfrentou episódios de sensibilidade nos dentes. Ele conta quais foram os sintomas e como o tratamento proposto pela dentista foi mais simples do que imaginava. “Eu estava sentindo umas dores, tipo uns choques assim, de sensibilidade nos dentes. Eu fui me consultar com a doutora Giovanna e ela me disse que eu tava com bruxismo e eu fui percebendo ao longo do tempo que eu realmente eu fringia, os dentes uns nos outros e estava desenvolvendo uma sensibilidade muito grande na hora que eu ia com alguma coisa muito gelada ou alguma coisa mais quente. Eu fiquei com medo de ter que fazer alguma restauração, algum procedimento mais invasivo, mas pela análise dela era uma coisa mais tranquila e a gente conseguiu resolver só com uma pasta de dente própria para isso”, contou o representante comercial e paciente, Leonardo Riether de Paiva.

A dentista Giovanna também dá dicas importantes para evitar dores e proteger os dentes durante o inverno. “Sempre que o indivíduo sentir qualquer desconforto bucal, qualquer coisa fora do padrão, sempre procurar o dentista. Porque à medida que ele procura o dentista, o diagnóstico correto vai ser feito e o tratamento daquela situação também vai ser feito de forma correta. Nunca tentar tratar em casa, se automedicar ou colocar alguma receita caseira, porque pode acabar piorando a situação”, concluiu a dentista, alertando os cuidados e prevenções.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo