Nomeação presidencial

Deputado federal João Roma é o novo Ministro da Cidadania

Onyx Lorenzoni vai para a Secretaria-Geral da Presidência

Da redação, com Agência Brasil

Novo ministro da Cidadania, João Roma /Foto: Agência Brasil

O deputado federal João Roma é o novo Ministro da Cidadania. A nomeação do presidente Jair Bolsonaro para o Ministério da Cidadania foi anunciada nesta sexta-feira, 12.

O atual ocupante do cargo, Onyx Lorenzoni, também é deputado federal, pelo DEM do Rio Grande do Sul. Lorenzoni foi nomeado para a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Os dois atos foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite desta sexta-feira, 12.

Lorenzoni em seu terceiro ministério

Lorenzoni assume o terceiro ministério desde o início do governo Bolsonaro. Ele começou o mandato como chefe da Casa Civil, após coordenar a transição de governo. Ficou na pasta até fevereiro de 2020, quando foi deslocado para a Cidadania.

Agora, Lorenzoni volta ao Palácio do Planalto para comandar a pasta. A Secretaria-Geral tem como principal atribuição a análise da legalidade dos atos assinados pelo presidente. Isso acontece por meio da Subchefia de Assuntos Jurídicos, e a administração do dia a dia do Palácio do Planalto.

Anúncio da troca

A troca já havia sido anunciada pelo presidente no início da semana. O comando da Secretaria-Geral da Presidência República estava vago desde o fim do ano passado, quando o então titular Jorge Oliveira deixou o governo para assumir uma cadeira de ministro Tribunal de Contas da União (TCU).

João Roma, o novo Ministro da Cidadania

O deputado federal João Roma e novo Ministro da Cidadania tem 48 anos. Ele está no primeiro mandato como deputado federal. Formado em direito, foi chefe de gabinete do ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

A pasta que será comandada por Roma é responsável pela área social do governo. O Ministério da Cidadania faz a gestão de programas como o Bolsa Família e o auxílio emergencial. O Ministério também comanda a Secretaria Especial de Esportes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo