Blog

Depois do leite, agora é a vez do queijo adulterado

Depois do leite, o queijo.

Polícia apreende aproximadamente 16 toneladas de mussarela em Uberaba, Minas Gerais. Detalhe: a empresa comprava o produto na véspera de sua data de validade, ou mesmo já vencido, e o reembalava com maior prazo.

Foram encontradas no depósito embalagens usadas de várias marcas do estado de Goiás e Minas. Os queijos, que também não apresentavam embalagem a vácuo, como é exigido para produtos com validade maior do que 90 dias, voltariam ao mercado com o nome de mussarela “Triângulo Mineiro”, com vencimento para janeiro de 2008. Alguns queijos já estavam se deteriorando, outros apresentando fungos.

.:Acesse o Blog

A que ponto chega a malandragem! Falta fiscalização. Tem fiscalização fajuta. Tem morosidade da justiça. Traduz-se tudo isso pela palavra impunidade. O inescrupuloso faz as contas e percebe que dificilmente será pego. Como lhe falta caráter, corre atrás do lucro fácil, mesmo à custa da saúde dos outros.

Mais uma vez uma denúncia anônima quebra o ciclo da safadeza. Provavelmente algum antigo funcionário ou alguém que conhecia o esquema e teve a consciência despertada pelo caso do leite adulterado. A sociedade brasileira conquistou às “duras penas” um estágio de consciência de seus direitos como consumidor. Praticamente todos estão atentos às embalagens, às informações, aos prazos. Esse tipo de crime afeta o sistema no seu gênesis.

Ou se é fortemente combatido ou pode “jogar por terra” avanços obtidos. Se as investigações mostrarem casos semelhantes em série, será preciso pensar em penas mais severas. Esse mal (na verdade todos) precisa ser cortado pela raiz…

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo