Bioética

Cuidado com a vida em seus últimos momentos é tema de Master Class

Master Class é promovida pelo Instituto Parresia e acontece neste sábado, 15

Da redação, com Instituto Parresia

Master Class vai acontecer neste sábado, 15./ Foto: Divulgação

Bioética, pandemia, morte e vida são alguns pontos que serão abordados em Master Class sobre bioética promovida pelo Instituto Parresia neste sábado, 15, às 15h. O tema geral é “Cuidar da vida em seus últimos momentos”. 

O evento será transmitido pelo canal no YouTube do Instituto e contará com as presenças do professor Dalton Ramos, professor titular de bioética da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Pontifícia Academia para a Vida; e da médica Dra. Elizabeth Kipman, Ginecologista-Obstetra e coordenadora do Departamento de Bioética do Hospital São Francisco de Assis, Jacareí (SP). 

Cuidado com a Vida

“As questões abordadas na Master Class estarão ligadas ao relacionamento do homem com a morte, decisões que são tomadas nesse momento, como cuidar da vida, o seu valor e a aceitação da finitude”, explica padre Edinardo de Oliveira, coordenador de cursos do Instituto Parresia.

“O tema proposto é acompanhar a vida em seus últimos momentos e os cuidados paliativos consistem em aproveitar a vida enquanto ela existe e não estendê-la de maneira demasiada e artificial sem necessidade”, completa padre Edinardo. 

Pandemia

O tema é propício neste tempo em que se vive a pandemia de covid-19 que leva a humanidade a se deparar com a morte. Padre Edinardo lembra que o curso de bioética, que será lançado na Masterclass pelo Instituto Parresia, terá uma aula sobre o tema dos cuidados paliativos no campo prático.

A bioética é um campo de conhecimento amplo, mas vinculado à teologia moral. Ela diz respeito ao agir humano, à  relação social e à maneira como o ser humano se relaciona com o outro ser humano respeitando a sua dignidade em acordo com o Evangelho, com a revelação e, por isso, é parte da teologia. Diz respeito à vida humana como um todo desde a sua concepção até o seu ocaso.

Os interessados pode se inscrever clicando aqui. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo