window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

1 de setembro

Cristo Redentor homenageará os 20 anos da Educação Física

Monumento será iluminado de verde, cor da Educação Física, com o objetivo de lembrar à sociedade sobre a importância da prática regular de exercícios físicos

Arquidiocese do Rio de Janeiro

Cristo Redentor iluminado de verde/ Foto: Arquivo Fernando Frazão – Agência Brasi

O Cristo Redentor ganhará a cor da Educação Física neste sábado, 1, das 20h às 21h30, em comemoração aos 20 anos da profissão. O monumento será iluminado de verde com o objetivo de lembrar à sociedade sobre a importância da prática regular de exercícios físicos. A ação é resultado de uma parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo (CREF1).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população brasileira é sedentária. Pesquisa feita pela Organização revela também que o sedentarismo vem aumentando em todo o mundo e já é responsável pelo quarto maior fator de risco de mortalidade. A ausência de uma disciplina de atividades físicas como causa de morte só perde para as doenças relacionadas ao aumento da pressão arterial, ao fumo e à glicemia elevada.

Leia também
.: OMS quer diminuir sedentarismo entre adultos até 2030
.: Dicas simples para combater o sedentarismo

O sedentarismo é responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, assim como por 27% dos registros de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas e desenvolvimento da hérnia de disco e dores nas costas. Globalmente, a inatividade física também constitui um enorme custo para o setor da saúde, representando 54 bilhões de dólares em assistência médica direta. Do montante, 57% ficam a cargo do setor público e outros 14 bilhões de dólares em perdas econômicas são atribuídos a quedas de produtividade.

Diante de um cenário desses, a OMS lançou o “Let’s Be Active”, um plano global para estimular a atividade física. A entidade estabelece como missão garantir que todas as pessoas tenham acesso a ambientes seguros e a diversas oportunidades para serem fisicamente ativas na vida diária, como uma forma de melhorar a saúde individual e da comunidade e para contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico de todas as nações. De maneira prática, a meta é reduzir a prevalência do sedentarismo entre adolescentes e adultos em 10% até 2025 e em 15% até 2030.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo