Nessa época do ano, o consumo de pescado umenta quase 15%. Mas você sabe de onde vem o peixe que chega até sua mesa? Boa parte da produção nacional é proveniente de pequenas propriedades, o que impulsiona as vendas do setor no Brasil.
Assista à reportagem
Na casa do produtor rural Messias Joaquim, o almoço da semana santa já esta garantido.
E não é para menos que o cardápio já esteja resolvido. No quintal de casa, ele mantêm um tanque com quase três mil peixes, entre traíra e carpas. Parte da criação é destinada ao consumo familiar e a outra à comercialização. Uma atividade que cresce nessa época do ano e ajuda a manter a propriedade rural.
Esse modelo de pesca artesanal é conhecido no Brasil como aquicultura e está em expansão em todo o país, com destaque para os estados do Ceará – maior produtor aquícula -, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Entre os mais procurados estão a tilápia, mexilhões, ostras e o camarão. O produtor rural Vitor Moreira trabalha com a venda de peixes há 20 anos e vê no trabalho mais que uma oportunidade financeira.
O consumo de peixe nessa época chega a quase 300 toneladas, 15% a mais do que em os outros períodos ano. Na propriedade do produtor rural Antônio Mauro, são criados quase 14 mil peixes em sete tanques, o suficiente para gerar um lucro de 100% nas vendas. O espaço funciona para a pesca comercial e esportiva e ele garante que para chegar a essa quantidade é preciso investimento e disciplina.
Aqui os resultados são obtidos graças ao apoio de especialistas como o técnico agrícola Edgar Moreira da Silva. Ele presta consultoria aos produtores a ajuda a profissionalizar a criação, inclusive promovendo o melhoramento genético das espécies.
O peixe é considerado um alimento saudável e de fácil preparo e, por isso, tem caído no gosto do brasileiro. A produção subiu mais de 25% nos últimos sete meses, passando de 990 mil toneladas por ano para mais de um milhão e 200 mil toneladas por ano. Para Edgar, o momento é de atenção e ordenação dessa cadeia para ganhar espaço no cenário internacional.
Acesse
.: Outras reportagens do telejornal de ontem