Sorria!

Conheça os benefícios do riso para a saúde do corpo e da alma

Segundo especialistas, rir pode aumentar a imunidade do organismo e prevenir doenças graves como o câncer

André Cunha
Da redação

Se você já teve o prazer de dar boas gargalhadas, chorar e ter dor de barriga de tanto rir, certamente já conhece alguns dos benefícios do riso para o corpo e a alma.

Nesta segunda-feira, 18, data em que o mundo recorda o Dia Internacional do Riso, entenda como o simples hábito de sorrir pode, inclusive, prevenir doenças, como o câncer, e aumentar a imunidade do corpo.

De acordo com o neurologista, Dr. Antonio Beuttenmuller Gonçalves, diversos estudos comprovam o efeito benéfico do riso na melhoria da resposta imunológica, com aumento no controle de doenças cancerígenas e infecções. Além disso, ele reduz a liberação de hormônios ligados ao estresse, que estão associados a doenças cardiovasculares.

Segundo o especialista, o riso também funciona como uma espécie de anestesia pois causa a liberação de endorfinas que aumentam a tolerância à dor e geram sensação de bem estar e satisfação com a vida.

Conheça os benefícios do riso para a saúde do corpo e da alma

“O riso é contagiante, assim como os sentimentos por ele gerados”, afirma o neurologista Dr. Antonio Beuttenmuller Gonçalves / Foto: Canção Nova

Riso: papel social e o funcionamento cerebral

O riso para o ser humano é fundamental desde o nascimento. Como afirma Dr. Antônio, ele estimula os laços afetivos entre pais e filhos, revelando e desencadeando sentimentos de satisfação e prazer. Por outro lado, no campo sociocultural, pode ter o objetivo de expressar opinião e intenções ou amenizar situações conflitantes.

“Um riso espontâneo ativa áreas cerebrais ligadas à emoção, como a amígdala cerebral e o hipotálamo, que estão conectadas aos sistemas endócrino e imunológico, enquanto o córtex frontal cerebral controla o riso voluntário ou social”, explicou.

Para o neurologista, a saúde depende da liberdade do indivíduo para expressar suas emoções e pensamentos, e o riso espontâneo manifesta um bem estar. “O importante para se manter saudável é o cultivo de sentimentos e convivências positivas, sendo o riso e suas variações uma expressão disso”, afirmou.

A vocação de fazer sorrir

Para o humorista Ivanildo Silva, o riso não é apenas uma expressão de sentimentos, mas tornou-se uma ferramenta de evangelização. Há 15 anos ele provoca gargalhadas em numerosas plateias, com os shows da Dupla DDD. Em 2000, começou a trabalhar com o projeto “Viver de rir porque morrer ninguém quer”, um show no formato stand up comedy.

Para Ivanildo, missionário e jornalista da Comunidade Obra de Maria, o humor atrai quem geralmente não participa da Igreja e leva a evangelização a mais pessoas. “Nem todo mundo para pra ouvir uma pregação, uma homilia, mas se tem humor, se as pessoas estão rindo, isso chama a atenção. Se naquele instante de riso, eu ganho a atenção das pessoas, aí vem a minha obrigação de não ficar somente no riso, mas levá­-la adiante para algo mais sólido”.

Há três anos, Ivanildo faz stand up para o clero da Diocese de Recife. São 160 padres e dois bispos, que no dia da confraternização de fim de ano, “vivem de rir” com as piadas do humorista. “Eles são minhas cobaias”, disse Ivanildo, que todo o ano lança um novo projeto e o apresenta primeiro aos padres e bispos da diocese.

“O meu último roteiro se chama ‘Coisas religiosas pra viver de rir’. É o último desse ano e foi o mais difícil de montar porque tem uma hora e meia só com coisas de Igreja. Eu o lancei em dezembro passado para os padres, e eles aprovaram. Com isso, constatamos que é possível rir das situações, sem ridicularizar aquilo que é o nosso sagrado”.

Segundo Ivanildo, o riso é uma das expressões do ser cristão. Primeiro, pela alegria de ser salvo, segundo pelo testemunho. “Como eu posso testemunhar Jesus Cristo na vida se não expresso essa alegria. Um cristão triste é um ‘tristão’ não um cristão!”, afirmou. Para ele, a alegria é um dos sinais de quem se encontrou com o Cristo.

Assista ao trecho do stand up “Viver de rir porque morrer ninguém quer”

"Causos" de vó são pra #ViverdeRirConfira um trechinho do show!

Posted by Viver de Rir - Ivanildo Silva on Terça, 11 de agosto de 2015

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo