Conheça o novo Papa: Bento XVI

O novo Papa Bento XVI é natural da Alemanha e completou, no último dia 16 de abril, 78 anos.

Até então, Joseph Ratzinger era o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional, além de decano do Colégio Cardinalício.

É natural de Marktl am Inn (Passau). No dia 29 de junho de 1951 foi ordenado Sacerdote e no dia 24 de março de 1977, Arcebispo de Mônaco e Cardeal no Consistório dia 27 de junho.

Durante os últimos anos de João Paulo II, Ratzinger cuidou de muitas das funções do Sumo Pontífice como líder da Igreja Católica. Ele e João Paulo II foram chamados de “colegas intelectuais”.

O cardeal alemão começou a ganhar atenção ao chegar a Roma, em 1962, como teólogo conselheiro do cardeal Joseph Frings [de Colônia, Alemanha] no Segundo Concílio do Vaticano. Aos 35 anos se converte em uma espécie de “estrela” da teologia.

Em várias ocasiões, Ratzinger declarou que gostaria de se aposentar em uma vila na Baviera e se dedicar a escrever livros. Mas, recentemente, disse a amigos que estava pronto para “aceitar qualquer responsabilidade que Deus colocasse sobre ele”

Depois da morte de João Paulo II, no dia 2 de abril, Ratzinger deixou sua função como encarregado da Congregação para a Doutrina da Fé. O alemão se comunica em dez línguas e recebeu sete doutorados honorários.

É considerado um excelente pianista, e tem preferência por obras de Beethoven (1770-1827). Ratzinger é o oitavo sumo pontífice alemão do Vaticano. Além de um fã-clube na internet , é possível encontrar um site dos “Ratzinger boys” [jovens seguidores do cardeal].

Leia mais
.: Cardeais elegem novo Papa da Igreja: Bento XVI
.: Por que Papa Bento XVI?
.: Bento XVI eleito em 36 horas
.: Arcebispo brasileiro dá boas vindas ao Papa Bento XVI

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo