CN em Foco

Conheça mais sobre a devoção à Nossa Senhora da Piedade

“Ela é a serva do Senhor. Nós também somos convidados a ser como Nossa Senhora: servos, estar a disposição para servir uns aos outros”

Luciane Marins e Padre Roger Araújo
Da redação

padre_rivelino

Padre Rivelino Nogueira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Lorena (SP)

No dia em que a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora ao Céu, o Canção Nova em Foco destaca a devoção à Nossa Senhora da Piedade, também celebrada nesta sexta-feira, 15. Padroeira da Diocese de Lorena (SP), da qual a Canção Nova faz parte, a Virgem das Dores, como também é conhecida, tem devotos em todo o mundo.

Padre Rivelino Nogueira, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Piedade de Lorena, conversa com Padre Roger Araújo sobre essa devoção popular que existe há mais de 300 anos na diocese.

O pároco explica que a Virgem Maria é modelo para todos os cristãos, especialmente de humildade, mansidão e silêncio. “Ela é a serva do Senhor. Nós também somos convidados a ser como Nossa Senhora: servos, estar a disposição para servir uns aos outros.”

.: Ouça íntegra da entrevista

A devoção à nossa Senhora da Piedade em Lorena se estendeu a Minas Gerais, estado do qual tornou-se padroeira. “São 308 anos de igreja. É uma devoção antiga. Primeiro por causa dos escravos, dos imperadores, é a cidade das palmeiras imperiais, dos condes, por isso que surgiu a devoção.”

O padre destaca que a Catedral centenária é conhecida por sua arquitetura, projetada pelo engenheiro Ramos de Azevedo, o mesmo que construiu o teatro municipal de São Paulo e pelo órgão importado da França do mais célebre construtor de órgãos da Europa do período Romântico, Aristides Cavaillé-Coll.

As festividades na Diocese tiveram início no dia 06 com uma novena.  E hoje é o único dia do ano em que a imagem de Nossa Senhora sai da Igreja e é levada em procissão pelas ruas da cidade.

“A gente vê a devoção do povo esperando a imagem de Nossa Senhora da Piedade sair pelas ruas. A gente vê como o povo é muito piedoso”, destacou o sacerdote.

Após as celebrações religiosas, os fiéis se reúnem na praça para uma confraternização das famílias. A Banda do Exército Brasileiro participa da abertura e encerramento da festa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo