Série Câncer

Conheça as principais formas de combate ao câncer

O corpo humano, na fase adulta, pode conter até cerca de 50 trilhões de células, que tem a função de proteger o organismo de doenças. A mutação de qualquer uma delas pode levar ao câncer. Na primeira reportagem da Série "Quando a vida triunfa", você vai entender e conhecer as formas de combate à doença.

O exame de tomografia de uma paciente mostra a presença de um tumor malígno no fígado. Ela aceitou receber um medicamento que ainda está em fase de teste. Três meses depois, fez um novo exame, que mostra que o tumor diminuiu.

O pesquisador Max Mano revela que nos próximos meses haverá até 40 novos estudos desse tipo. O processo para a descoberta de novos medicamentos contra o câncer é longo. No entanto, menos de 10% dos testes são aprovados.

Nada que desanime. O pesquisador afirma que todos os pacientes recrutados ganham maior sobrevida.

O câncer é provocado pela mutação de alguma célula, processo que ocorre com maior frequência à partir dos 50 anos. E fatores externos como o cigarro, alimentação inadequada ou exposição prolongada ao sol contribuem para a doença.

O tumor maligno, se não retirado a tempo, pode entrar na corrente sanguínea e atingir outras áreas do corpo. Esse fenômeno é chamado de metástase.

Existem dois tipos de tratamentos para vencer a doença. O localizado, quando se utiliza radioterapia ou intervenção cirúrgica, e o quimioterápico, que combate a metástase. Algumas "drogas inteligentes" oferecem, hoje, menos efeitos colaterais para esse tratamento.

A pedagoga e escritora Rosa Mariah Robles fez cirurgia contra o câncer de mama há oito anos, mas abandonou os tratamentos complementares. A doença voltou na coluna, mas a radioterapia a fez voltar a andar. Hoje, ela frequenta sessões de quimioterapia e já sabe que terá mais tumores para vencer. Mesmo assim, Rosa está confiante de que irá vencer a doença.

A luta se aperfeiçoa a cada ano e, no futuro, a medicina poderá preencher todas as lacunas provocadas pela doença.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo