As primeiras sementes do Evangelho foram lançadas no Japão por São Francisco Xavier no ano de 1540. Diante da eficácia de sua pregação, a evangelização passou a render frutos.
Assista à reportagem
Mas depois de 50 anos de convivência pacífica, o crescimento do cristianismo passou a incomodar o governo japonês que resolveu pôr fim à "nova religião". O desfecho desta história foi trágico. Diante dos olhos atônitos da população de Nagazaki, 26 religiosos, a maioria de origem japonesa, foram crucificados e mortos. O sangue derramado sobre o solo irrigou a flor da evangelização no Japão.
A história atual do cristianismo no Japão ainda remete ao início da evangelização no século XVI. Monsenhor Nakamura é considerado o pai da imigração japonsesa no Brasil. Chegou ao País em 1923. O pedido de beatificação é aguardado pela população nipo-brasileira em São Paulo.
Hoje, no Japão, dos cerca de 128 milhões de habitantes, 80% são budistas. Os cristãos católicos representam 3% da população.Estima-se que no Brasil o número de japonseses católicos no Brasil chegue a cerca de 400 mil, quantidade pouco maior que no Japão.