A capital mineira sediará, de 23 a 27 de julho de 2007, o Congresso Bíblico Internacional, realizado pela primeira vez no Brasil. Com apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Congresso será realizado na Casa de Retiro São José (bairro dom Cabral, Belo Horizonte. Trata-de de uma promoção da Associação Evangelho e Cultura, com o seu Projeto de Exegese Intercultural, hoje sob a coordenação do professor Dr. padre Massimo Grilli da Pontífica Universidade Gregoriana/Roma, do professor Dr. padre Henk Bloem, Leusden/ Olanda e do professor Dr. Padre Wolfgung Lentzen-Deis da Universidade de Trier /Alemanha. Participam ativamente deste projeto cerca de 25 Cientistas da Bíblia e Teólogos da Europa, América Latina, Ásia e África.
De acordo com um dos organizadores do Congresso Bíblico, padre Marcos Antonio Cardoso Alcântara, da Diocese de Ilhéus (BA), a proposta é possibilitar um intercâmbio intercultural e uma contribuição no desenvolvimento do trabalho científico e pastoral da área bíblica. “Ser um espaço de reflexão e de partilha sobre a superação da distância entre a Exegese e a Hermenêutica Bíblica. Divulgar o método exegético Pragmalingüística de leitura bíblica”, afirma pe. Marcos que é, atualmente, pároco da Comunidade Católica de Lingua Portuguesa da Diocese de Limburg (Alemanha) e doutorando em Teologia Biblica pela Universidade Gregoriana (Roma).
O Congresso será na América Latina/Brasil, em função de sua grande experiência com a leitura popular da Bíblia. A caminhada e a experiência da Animação Bíblico-Catequética da Igreja do Brasil têm muito a contribuir à Ciência Bíblica em relação à dimensão hermenêutica e intercultural da leitura bíblica.
Podem participar do Congresso todas as pessoas interessadas no tema: professores, doutorandos, mestrandos, agentes da pastoral bíblica e outros.
Durante os cinco dias do Congresso, haverá a participação de conferencistas de diversos países com uma rica experiência no campo da exegese bíblica, principalmente, a partir dos novos contributos da ciência da comunicação, sobretudo, da lingüística pragmática, e da pastoral bíblico-catequética.
As línguas oficiais do evento são o português, italiano e o espanhol (algumas conferências serão feitas em alemão, com tradução para o português). Os participantes farão também encontros e visitas aos grupos bíblicos de algumas Comunidades da Arquidiocese.