window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

CNBB

Concurso para cartaz da Campanha da Fraternidade 2025 está aberto

Abertura do edital é divulgada pela CNBB; concurso tem como objetivo escolher o cartaz representativo da Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”

Da Redação, com CNBB

Concurso para cartaz da Campanha da Fraternidade 2025 está aberto

Foto: Glenn Carstens-Peters / Unsplash

A Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) lançou recentemente o edital do concurso para a escolha do cartaz da Campanha da Fraternidade (CF) 2025. Baseados no tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, os candidatos devem enviar suas propostas até o dia 29 de maio de 2024, e a escolha do cartaz vencedor será feita na reunião do Conselho Permanente da CNBB, em 18 de junho.

O concurso 

O concurso tem como objetivo escolher o cartaz representativo da Campanha da Fraternidade 2025, que será feito a partir das propostas enviadas pelos candidatos de todo o território nacional. Durante o processo de escolha, não haverá identificação do autor da obra, favorecendo a impessoalidade da seleção.

Além da arte, o cartaz deverá conter os dizeres do tema e lema, dando ênfase à passagem bíblica “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31), lema da próxima CF. A elaboração do cartaz deve primar pela técnica e criatividade, mas, acima de tudo, pela inspiração e meditação que o lema e o tema podem trazer. No edital, os candidatos encontrarão elementos teóricos que ajudarão na elaboração da arte, além de estimular a criatividade dos artistas.

A primeira etapa de julgamento será feita por um júri técnico, constituído pela Secretaria Executiva de Campanhas da CNBB em parceria com a Comissão Episcopal para a Comunicação e a Assessoria de Comunicação da Conferência. Em seguida, serão indicados ao Conselho Permanente três finalistas e o vencedor será anunciado no dia 18 de junho no Portal CNBB e nas redes sociais.

A Secretaria de Campanhas informa que não será concedida qualquer espécie de prêmio em dinheiro ou qualquer remuneração em razão do uso da obra, incluindo os direitos autorais. O autor do cartaz escolhido será agraciado com o Manual, com os subsídios da CF 2025 e uma Bíblia Sagrada, além de ter o nome em todos os materiais impressos.

O Cartaz e a Ficha de Inscrição preenchida deverão ser enviados à CNBB, pelo e-mail (editalcf25@cnbb.org.br), até o dia 29 de maio de 2024. 

Acesse
.: Edital do concurso do cartaz da CF 2025
.: Ficha de inscrição para download

CF 2025

Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31), a CF 2025 trará a Ecologia Integral como principal eixo temático. No edital, é destacado que esse conceito é caro ao Papa Francisco e importante no seu projeto de um novo humanismo integral e solidário.

A Ecologia Integral supõe uma inter-relação entre o Criador e toda a criação, dentro da qual o ser humano se destaca como protagonista do cuidado, pois coube a ele a missão de guardião responsável da Casa Comum onde, dentro de uma cosmovisão integradora, não podemos separar o ambiental, o antropológico e o teológico.

A Campanha da Fraternidade 

A Campanha da Fraternidade nasceu na cidade de Nísia Floresta, na Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte, por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, filho e filha de Deus.

Este ano, celebra-se os 60 anos da Campanha da Fraternidade. A primeira CF foi realizada em 1964 em âmbito nacional e a partir de então, todos os anos a Campanha é apresentada na Santa Missa de Quarta Feira de Cinzas e se tornou expressão de comunhão, conversão e partilha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo