Lembrança ativa

Comunidade Bethânia inaugura memorial dedicado a padre Léo

Inauguração acontece nesta sexta-feira, 2, em Lorena (SP), no estacionamento do Shopping Eco Valle

Thiago Coutinho
Da redação

Fachada do Memorial Padre Léo, localizado em Lorena (SP) / Foto: Comunidade Bethânia – Assessoria

Nesta sexta-feira, 2, o fundador da Comunidade Bethânia, padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, falecido há 11 anos, ganhará um espaço dedicado à sua memória: o Centro Cultural Memorial Padre Léo, localizado no estacionamento do Shopping Eco Valle, em Lorena, interior de São Paulo. A instituição atua na recuperação de dependentes químicos.

“Esta era uma ideia antiga da Comunidade, queríamos fazer um memorial que guardasse tudo relacionado ao padre Léo”, explica o vice-presidente da Comunidade Bethânia, padre Lúcio Tardivo. A sede fica da Comunidade Bethânia fica em São João Batista (SC), de onde a conversa com o padre foi feita. 

A escolha de Lorena para abrigar este Memorial não foi aleatória: a cidade possui um recanto, cujo terreno foi doado em 2003 pelo professor Felipe Aquino, e mantido pela Comunidade Bethânia. Com este local, a comunidade expandiu suas ações e passou a atender moradores do estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Este Memorial é mais um passo da Comunidade que contará com palestras para prevenção de drogas, espaço para peregrinos, tudo isto estará presente”, detalha o padre Lúcio.

Interior da capela do Memorial Padre Léo, localizado em Lorena (SP) / Foto: Comunidade Bethânia – Assessoria

Após a inauguração, o Memorial funcionará no horário comercial, das 8h às 17h, exceto às segundas-feiras, quando o local fechará para limpeza e manutenção.

Beatificação do Pe. Léo

Em setembro de 2017, o processo de beatificação do padre Léo foi autorizado. No momento, a Comunidade Bethânia está à procura de um postulador em Roma para dar seguimento ao pedido. “Por enquanto estamos coletando todos os testemunhos, catalogando todas as graças alcançadas, e tudo isso de modo especial aqui em São João Batista, onde está o túmulo do padre Léo”, disse o vice-presidente da Comunidade Bethânia.

Seus laços com a comunidade Canção Nova sempre foram muito estreitos. Sob seu comando, diversos programas televisivos, como “Tenda do Senhor” e “Feliz a Cada dia”, ajudaram a evangelizar fiéis em todo o país. Suas palestras no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, em Cachoeira Paulista (SP), eram assistidas por milhares de pessoas. 

A Comunidade Bethânia foi fundada por padre Léo em 1995, em São João Batista (SC). Lá, sob sua direção, dependentes químicos, alcoólatras e portadores do vírus HIV, além de menores abandonados e marginalizados puderam ser tratados de maneira digna e encontrar um sopro de vida em meio a tantos problemas. 

Além do trabalho desenvolvido em São João Batista, a Comunidade Bethânia estendeu suas atividades para Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Guarapuava (PR), Irati (PR), além de Uberlândia (MG), Itaperuna (RJ) e Lorena (SP). Em 2001, padre Léo foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Curitiba.

Sua última pregação na Canção Nova aconteceu durante o Hosana Brasil 2006, sob o tema “Buscai as coisas do alto”. 

Padre Léo faleceu aos 45 anos no dia 4 de janeiro de 2007, vítima de infecção generalizada devido a um câncer no sistema linfático.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo