Você já ouviu falar em oneomania? O nome pode ser difícil, mas é uma doença cada vez mais comum nos dias atuais. A compulsão por comprar atinge de 3% a 8% da população brasileira e cresce entre os mais jovens. De acordo com dados do Instituto de Educação Financeira de São Paulo, 80% dos jovens que entram no mercado de trabalho, fazem dívidas já nos primeiros salários. Mas o que fazer para sair desta situação?
Assista à reportagem
O funcionário público Gilson Luís da Silva se endividou no primeiro salário e, depois, entrou e saiu de dívidas sem parar. Chegou a comprar um carro em péssimas condições e sem conferir os documentos do veículo. A compulsão por comprar custou seu primeiro casamento e fez Gilson pedir ajuda.
Atualmente, ele faz parte dos Devedores Anônimos, um grupo que ajuda pessoas a controlar o vício de comprar. Mas a luta de Gilson continua até hoje: só neste ano já comprou 10 celulares, contudo não se endivida tanto como no passado porque segue as regras do grupo de ajuda.
Para o terapeuta financeiro, Reynaldo Domingos, a doença é mais comum do que se imagina. Fatores como marketing publicitário e crédito fácil ajudam as pessoas a não terem uma relação saudável com o dinheiro.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com