CNBB

Como peregrinos Bispos participam de Missa na Catedral da Sé

Os bispos de todo Brasil que estão reunidos na 47ª Assembleia Geral, deixaram hoje a cidade de Indaiatuba (SP) para uma peregrinação à Catedral da Sé em São Paulo. Com esta atividade, eles encerraram um retiro realizado neste final de semana, que teve como tema a figura do apóstolo São Paulo na vida do Bispo.No início da celebração, o anfitrião, Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, acolheu os presentes. Não só os Bispos, mas fiéis da Região episcopal da Lapa, também estavam em peregrinação paulina, além de cristãos de outras paróquias e dioceses.

O Cardeal saudou especialmente seus irmãos de episcopado, a presidência da CNBB e o representante do Papa no Brasil, o Núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri. Ao referir-se a Dom Lorenzo, Dom Odilo destacou a comunhão dos bispos com o Papa e suas intenções. Segundo Dom Odilo, a missa foi também uma ocasião de rezar pelas grandes intenções do Brasil, já que todas as comunidades do país estavam ali representadas por seus Bispos.

Na homilia, o Bispo emérito de Uruguaiana, (RS ) dom Ângelo Salvador Domingos, recordou a V Conferência de Aparecida. Colocou em evidência a proposta apresentada pelos bispos em 2007, que falava da necessidade de uma Igreja missionária, onde o “nós” cede lugar para “os outros”. “A missão é o eixo de sua vida e ação. O centro de referência nao é o nos, mas os outros, o que mais se deve ouvir é a exclamaçao: e os outros? O nós, está voltado para os outros, está a serviço dos outros, o nós não é abandonado, mas qualificado para melhor servir os outros.”

[Íntegra da homilia]

Diante desta reflexão o bispo enfatizou ainda o que considera ser o fio condutor desta nova evangelização: o anúncio querigmático. Para dom Ângelo, é a partir do querigma, que se inicia a vida cristã. “A igreja precisa te-lo presente em todas as ações. A evangelização querigmática é aquela que não se preocupa primeiramente em propor doutrinas e teologias e sim em anunciar diretamente a pessoa de Jesus Cristo, e o Jesus crucificado, morto e ressuscitado.”

Ao final da missa, o representante do Papa, Dom Lorenzo, concedeu a todos a benção apostólica e a indulgência prevista pela Igreja para o ano paulino.

Dom Odilo agradeceu e abençoou os sistemas de comunicação católicos que transmitiram a Missa, entre eles o Sistema Canção Nova de Comunicação.

Leia mais
.: Bispos participam de Missa Maronita na Assembleia de Itaici
.:
Neste sábado, bispos iniciam retiro espiritual sobre apóstolo Paulo

.: CNBB reafirma posição contrária à redução da maioridade penal

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo