A Comissão responsável pelo tema prioritário da 48ª Assembleia Geral dos Bispos, “As Comunidades Eclesiais de Base”, fez sua primeira reunião, na sede da CNBB, em Brasília.
Durante o encontro os membros discutiram a preparação da apresentação sobre, a situação das CEBs no país. Para isso, eles elaboraram um roteiro de trabalho visando a produção de um pequeno texto de estudos para provocar uma reflexão sobre a importância das CEBs na vida da Igreja após a Conferência de Aparecida e o 12º Intereclesial das CEBs, que aconteceu em Porto Velho (RO).
Ainda na reunião foi estabelecido um calendário de atividades da Comissão, até a próxima Assembleia. De acordo com o assessor do Setor CEBs, da CNBB, professor Sérgio Coutinho, o desafio da Comissão é olhar para frente, com o objetivo de construir uma Igreja voltada para as bases. “Nosso objetivo é não ficar com o olhar exclusivamente no passado das CEBs, mas no futuro que nós queremos construir para a Igreja diante desse atual contexto epocal”, sublinhou.
Participaram da reunião os membros da Comissão, o Bispo de Registro (SP), Dom José Luiz Bertanha; o Bispo de Floresta (PE), Dom Adriano Ciocca Vasino; o Arcebispo de Porto Velho (RO), Dom Moacyr Grechi; e o Bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM), Dom Edson Tasquetto Damian. Os peritos foram: a professora Teresa Cavalcante da PUC-RIO; o professor Pedro Ribeiro de Oliveira, da PUC-MINAS; o secretário executivo do Setor para a Superação da Miséria e da Fome, da CNBB, padre Nelito Dornelas; padre Cleto Caliman, do Instituto Nacional de Pastoral (INP); o professor Wiliam Andrade; e o assessor do Setor CEBs, professor Sérgio Coutinho. A reunião aconteceu no último dia 11.
A próxima reunião está marcada para março de 2010.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com