Encontro tem como tema “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”
Denise Claro
Da redação
O Conselho Missionário Regional (Comire) realizará, de 26 a 28 de maio, na cidade de Franca, o 37º Encontro Estadual Missionário, com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”.
A coordenadora do Comire, Maria de Fátima da Silva, explica a escolha do tema, pensado inicialmente para o 4º Congresso Missionário Nacional que acontecerá em Recife no mês de setembro:
“Hoje a Igreja precisa voltar-se para esta realidade missionária. A Igreja atual precisa ir ao encontro das pessoas e fazer isso a partir da alegria do encontro com Jesus Cristo que transforma o seu coração, sair para alcançar todas as periferias geográficas e existenciais, como nos disse Papa Francisco.”
Saiba mais
.: Evangelii Gaudium- A Alegria do Evangelho
.: Exortação Evangelii Gaudium completa um ano de publicação
Evangelii Gaudium
O tema foi extraído da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, de 24 de novembro de 2013. Nela, Papa Francisco fala sobre os desafios e necessidades atuais da evangelização.
O documento aborda a “transformação missionária da Igreja”. O Papa fala da necessidade de uma “conversão missionária”, que se coloque “em saída” e “em estado permanente de missão”.
Na Exortação Apostólica, percebe-se que há uma atual crise do compromisso comunitário e o Pontífice alerta para as tentações que os evangelizadores precisam evitar.
No capítulo III, trata da evangelização como missão de todo o povo de Deus e dá um destaque especial à homilia e ao anúncio do Querigma.
Já o capítulo IV fala da dimensão social da evangelização e dos pobres, como primeiros destinatários do Evangelho. Enfim, no capítulo V, o Papa fala dos “novos evangelizadores”, que precisam ser animados com um “espírito novo”.
Expectativa
Maria de Fátima ressalta que a expectativa com o evento é de que as várias dioceses do Regional Sul 1 possam participar do Encontro Regional, enviando representantes comprometidos com a causa missionária em suas localidades.
“Esperamos que aproximadamente duzentas pessoas possam se fazer presentes para enriquecer-se com o estudo, a partilha, a troca de experiências e as celebrações. Que possam sentir-se motivadas para retornarem às suas dioceses como animadores missionários, com um renovado entusiasmo pela missão.”
O encontro é destinado aos agentes missionários das dioceses, coordenadores dos COMIDIS (Conselhos Missionários Diocesanos), grupos da IAM (Infância e adolescência Missionárias), grupos JM (Juventude Missionaria), COMISES (Conselhos de seminaristas), padres, religiosos, Grupos de animação missionária, leigos missionários, entre outros participantes.