Paulinas

Começa hoje o 9º Capítulo Provincial das Irmãs Paulinas

Começou hoje, 4, e vai até dia 19 de janeiro, em São Paulo, o 9º Capítulo Provincial das Irmãs Paulinas.
Iniciou com uma Missa, às 7h, na capela da Casa de Oração, Raposo Tavares, Km 19,5, com a participação de várias Irmãs das comunidades de São Paulo.

A Missa foi presidida pelo bispo de Osasco, Dom Ercílio Turco.
Na homilia, Dom Ercílio lembrou que o Capítulo se realiza dentro do clima de Natal, quando Deus “faz a aventura da humanidade e a humanidade faz a experiência do divino”. Exortou a que o Capítulo parta de uma profunda experiência de Deus. E que também se tenha em vista o tema da V Conferência Geral de Aparecida: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nele nossos povos tenham vida”. No discipulado, o importante é aprender a amar.

A palavra mais pronunciada no Evangelho do dia (Jo 1,35-42) é “ver”. Os discípulos “viram” e convidaram “Venham ver!” Ver Jesus é ver a comunidade para uma maior ação missionária. No contexto do Capítulo, Dom Ercílio convidou as capitulares a contemplar a humanidade, suas angústias, alegrias e esperanças e, à luz de Jesus Cristo, pensar um Projeto de vida e justiça. Ver o que falta hoje à sociedade onde não há lugar para Deus (secularismo), onde prevalece o indiferentismo e o relativismo. Há falta de referenciais éticos em nossa sociedade.

O bispo de Osasco finalizou, agradecendo “com muito carinho o carisma paulino na Igreja”. Disse que Deus espera esta “missão de comunicar vida, tão importante na Igreja”.
Durante a celebração, cada uma das 40 Irmãs capitulares, recebeu da Provincial, Irmã Eide de Bortoli, uma vela como símbolo de fé e compromisso com a Província e o povo.

A Província das Irmãs Paulinas no Brasil, é constituída de 26 comunidades, 227 Irmãs e 44 jovens formandas.
No primeiro dia de Capítulo, foram eleitas a secretária, Irmã Vera Maria Bombonato; moderadoras, escrutinadoras, representantes da assembléia, equipes de atas, redação, animação, liturgia e informação.

Na parte da tarde, foram apresentados às Irmãs capitulares, relatórios sobre a vida da Província.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo