São Paulo Apóstolo é padroeiro do Estado de São Paulo e da capital desde 1958, conforme decisão do Papa Pio XII
André Cunha
Da redação
Na Catedral da Sé, milhares de fiéis celebraram na manhã desta segunda-feira, 25, a Missa em ação de graças pelo aniversário de São Paulo. A cidade que completa hoje 462 anos tem o apóstolo como seu padroeiro, bem como de sua arquidiocese metropolitana.
O cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu à Eucaristia e, na homilia, destacou a misericórdia de Deus manifestada na vida de São Paulo, e que converteu o apóstolo, de perseguidor a discípulo e missionário de Cristo. Segundo ele, essa experiência com a misericórdia e o perdão de Deus, levou Paulo a dedicar-se inteiramente a Cristo e à sua missão de anunciar o Evangelho.
Para Dom Odilo, quando se reconhece que Deus é bom e misericordioso, a fé se “torna mais serena, pura e forte”. “Deixando de lado todo fanatismo e presunção. Tornamo-nos mais humildes e respeitosos com os outros, mesmo se pensam diferente de nós”.
Dom Odilo também lembrou o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia e disse que este é ocasião para que todos façam uma experiência pessoal com a misericórdia de Deus. “Acolher a misericórdia pode mudar nosso jeito de viver”, afirmou.
Com relação à capital paulista, o cardeal disse que é preciso lançar um “olhar de misericórdia e solidariedade” sobre a metrópole, que convive com realidades “bonitas e nobres”, mas ao mesmo tempo, “com tantas carências, sofrimentos e misérias que clamam por atitudes de justiça e solidariedade da parte de todos”.
São Paulo Apóstolo é padroeiro do Estado de São Paulo e da capital desde 1958, conforme decisão do Papa Pio XII.