Alerta à população

Com fortes chuvas, cidade do Rio está em estágio de crise

Três pessoas morreram na noite de ontem em virtude da tempestade; para hoje, previsão ainda é de tempo instável

Da Redação, com Agências

Queda de árvore no Rio de Janeiro em virtude da tempestade / Foto: Vinícius Lisboa-Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro está em estágio de crise desde as 22h15 desta quarta-feira, 6, em virtude das fortes chuvas. Áreas de instabilidade com intensidade forte a muito forte atingiram a região desde o início da noite de ontem principalmente nas zonas sul e oeste, segundo informa o Centro de Operações da prefeitura da cidade (COR).

A previsão ainda é de tempo instável para esta quinta-feira, 7. Segundo o sistema Alerta Rio, do COR, o céu deve ficar nublado a encoberto com chuva fraca a moderada isolada, a qualquer momento.

Alguns locais da cidade registraram quedas de árvores e pontos de alagamento. Na noite de ontem, três pessoas morreram: duas em um desabamento de casa, em Guaratiba, na zona oeste, e outra em um deslizamento de terra na Rocinha.

Já na segunda-feira, 4, a cidade estava em estágio de atenção. Nesse dia, uma pessoa morreu após a queda de um muro, na Baixada Fluminense. O solo estava encharcado e o muro caiu na hora em que uma mulher passava na calçada.

Com o tempo ainda instável, o Cor Rio dá algumas recomendações à população, como só se deslocar em caso de extrema necessidade; evitar andar ou dirigir em ruas alagadas; em pontos de alagamentos, evitar contato com a água, que pode estar contaminada, e com postes ou equipamentos que possam estar energizados, entre outros.

Para quem perceber trincas ou algum tipo de abalo na estrutura de sua residência, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo número 199, e evitar ficar em casa.

Informações em tempo real

É possível receber informações em Tempo Real pelo Twitter do COR: twitter.com/OperacoesRio ou via SMS, cadastrando-se no serviço de alertas da Defesa Civil do estado. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo