IMUNIZAÇÃO

Com baixa vacinação, casos graves de Influenza aumentam

O Brasil já registrou quase 12 mil casos graves de Influenza em 2025. A maioria poderia ter sido evitada com a vacinação, mas a adesão ainda é baixa.

Reportagem de Flávio Rogério e Antônio Matos

É rotina da babá Tatiane Coelho passar por um terminal de ônibus na zona sul de São Paulo. Hoje ela aproveitou para se vacinar contra a influenza. “Às vezes no dia a dia a gente não tem tempo de passar na UBS. Então é muito bom eles disponibilizarem isso em um local onde a população está sempre passando”, relatou.

Mesmo em meio à típica correria paulistana, muita gente resolveu parar alguns minutos para se prevenir.

A copeira Maria José Gomes da Silva também ressaltou essa importância.“É muito bom porque durante a semana a gente não tem tempo, né, é a correria: sai de madrugada, volta à noite… É muito bom”.

“É muito bom prevenir, até as crianças, não passar a gripe para as crianças, para os mais velhos, os idosos. Então eles ficam mais protegidos”, reforçou o funileiro, Ricardo Severo.

Além das Unidades Básicas de Saúde da capital paulista, a vacinação contra a gripe também está disponível para a população, acima dos 6 meses de idade, em locais de grande circulação como terminais de ônibus, estações de trem e metrô.

O enfermeiro do Programa Municipal de Imunizações (SP), José Elisomar Santana, recordou os grupos prioritários. “Tem pessoas, grupos prioritários, por exemplo, idosos, crianças, gestantes, que são pessoas que têm a probabilidade de ter um pouco mais de complicação com a gripe. Ou seja, ela vai prevenir que você fique grave se você pegar a doença”.

Na cidade de São Paulo, a cobertura vacinal do grupo prioritário está em 42%, mas ainda está longe da meta de 90% de vacinados. Já a cobertura nacional do grupo que engloba crianças, gestantes e idosos está em em 38%, sendo que em todo ano de 2024, o total foi de 55%.

“Realmente a reação mais esperada é uma dor local, porque é uma injeção no músculo, mas a vacina, é importante deixar claro, ela é feita de partículas do vírus, ou seja, o vírus ele não é vivo. Então logo, jamais a vacina tem condição de causar gripe”, explicou o enfermeiro.

No site prefeitura.sp.gov.br é possível verificar os horários e locais de vacinação na capital paulista, seja nas Unidades Básicas de Saúde ou nas estações de trem, metrô e dos terminais de ônibus onde acontece a campanha.

“Façam um esforcinho, vão se vacinar, porque os casos de gripe estão aumentando,e estão muito fortes, e é importante que a população esteja sempre vacinada”, concluiu Tatiane.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo