VIDAS EM RISCO

Com apenas 35% do estoque, Fundação Pró-Sangue pede ajuda

Desde o início da pandemia, Fundação Pró-Sangue vem passando por uma queda drástica na doação de sangue

Da redação

A Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, está com o estoque muito baixo e precisa urgentemente de doadores. Por conta da pandemia de covid-19 e do tempo mais frio, a doação de sangue registrou forte queda nas últimas semanas.

Atualmente o estoque opera com apenas 35% das bolsas necessárias para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana do Estado.

A Pró-Sangue faz um apelo que a população venha doar neste feriado prolongado. Algumas unidades estarão abertas para atendimento.

Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência, garantindo o abastecimento para menos de um dia. Já o tipo B+ está crítico (suficiente para 1 dia), ao passo que o A+ está em alerta (disponível para 2 dias).

A preocupação da instituição se justifica também pelo fato de as cirurgias eletivas terem sido retomadas e a demanda de sangue ter aumentado gradativamente ao longo das últimas semanas.

Cuidados ao doar

A Fundação ainda alerta a população para alguns cuidados antes de ir aos hemocentros doar sangue: usar máscara e agendar horário da doação on-line. Ainda há, segundo a Pró-Sangue, muitas vagas disponíveis no sistema de agendamento, que pode ser acessado por este link: https://prosangue.hubglobe.com/entrar.

A doação de sangue continua sendo segura e os postos de coleta não oferecem riscos aos doadores. Medidas cautelares estão sendo adotadas, de modo a preservar os candidatos.

Regras antes de doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade há regras específicas no site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença (no site da Pró-Sangue é possível se informar das condições para doação em relação a essa infecção).

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos básicos para doar. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo